Em um contexto marcado pela crescente exploração dos recursos naturais, migração e tráfico de seres humanos, as Igrejas-Membro da Federação Luterana Mundial (FLM) na América Latina e no Caribe afirmam que a salvação, a Criação e os seres humanos não estão à venda.
Reunidos em La Paz, na Bolívia, de 7 a 10 de abril, para a Conferência de Lideranças, 65 Delegados, líderes das Igrejas, homens, mulheres, jovens, refletiram sobre o tema da XII Assembleia da FLM, “Livres pela graça de Deus”, bem como as suas implicações para o serviço, a diaconia, ou seja, como as Igrejas Luteranas podem fortalecer a prática da diaconia por meio de formas mais radicais de inclusão - mostradas pelo próprio Jesus Cristo.
O enfoque da Conferência está na formação contínua, em dar visibilidade ao trabalho diaconal das Igrejas, em trabalhar em rede para estimular e apoiar a aprendizagem e a partilha de experiências, entre as quais estão temas como inclusão, justiça climática e dignidade humana e da Criação, todos ligados à justiça de gênero e participação dos jovens.
No contexto da Páscoa, os participantes refletiram sobre a fé cristã e luterana. A Conferência também discutiu a respeito de como fortalecer os processos participativos nas reuniões prévias e na XII Assembleia da FLM, que será realizada em Windhoek, na Namíbia, em 2017, e, principalmente, como reafirmar a graça de Deus como um elemento central e que não está à venda.
Em preparação para o Jubileu de 500 anos da Reforma, em 2017, as Igrejas acolheram favoravelmente a proposta da FLM Mulheres em movimento: de Wittenberg para Windhoek, um projeto de três anos, lançado no início de 2015 para coordenar a contribuição das mulheres para a Igreja no contexto do 500º Aniversário da Reforma.
O P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, presente no evento, afirmou que a IECLB já iniciou a coleta de depoimentos, sob o nome “Em comunhão com as viDas das mulheres”. Como Igreja, temos esquecido o trabalho das mulheres, apesar do fato de eles serem pioneiros e o corpo principal para transmitir a fé às novas gerações”.
A Rev. Dra. Patricia Cuyatti, Secretária de Área para a América Latina e o Caribe no Departamento de Missão e Desenvolvimento da FLM, expressou gratidão pela oportunidade de as Igrejas estarem fortalecendo laços de comunhão e colaborando por meio de diferentes redes. Vi atos concretos de solidariedade e apoio inspirados pela graça de Deus, acrescentou.
A pré-Assembleia Regional da FLM será realizada de 29 de agosto a 2 de setembro de 2016, em Paramaribo, no Suriname.