Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Encontro tratou da interpretação da Bíblia na IECLB

01/07/2013

Encontro sobre hermenêutica bíblica
Encontro sobre hermenêutica bíblica
Encontro sobre hermenêutica bíblica
Encontro sobre hermenêutica bíblica
Encontro sobre hermenêutica bíblica
Encontro sobre hermenêutica bíblica
Encontro sobre hermenêutica bíblica
Encontro sobre hermenêutica bíblica
Encontro sobre hermenêutica bíblica
Encontro sobre hermenêutica bíblica
Encontro sobre hermenêutica bíblica
1 | 1
Ampliar

 

Sob a coordenação da Presidência da IECLB, com o apoio das Secretarias de Formação e de Habilitação ao Ministério, foi organizado e aconteceu um importante encontro de docentes (professores e professoras) da FLT – Faculdade Luterana de Teologia, EST – Faculdades EST e FATEV – Faculdade de Teologia Evangélica. Participaram, ainda, o Presidente do Conselho da Igreja, representantes das bancas do PPHM, um Pastor Sinodal e três palestrantes convidados pela Presidência.

Esse encontro ocorreu nos dias 28 e 29 de junho, sexta-feira e sábado passados, em Porto Alegre. E o tema tratado foi hermenêutica. O foco da discussão fora previamente assim definido:

Como Igreja da Reforma, afirmamos o princípio do sola Scriptura. A Bíblia é a norma que deve nortear toda a teologia, a vida da Igreja e das pessoas que creem em Jesus Cristo. Contudo, é essencial a distinção entre letra e Espírito (2 Co 3.6). Assim, o que nos transmite a Escritura? Fundamentalmente, a boa nova da salvação em Jesus Cristo (solus Christus). Segundo a redescoberta do Evangelho por M. Lutero, somos “justificados pela graça, mediante a fé” (sola gratia, sola fide). Ainda de acordo com Lutero, ele só chegou a entender o verdadeiro significado da Escritura e o sentido de qualquer passagem da Escritura, quando assim redescobriu e entendeu o Evangelho. Essa redescoberta (Romanos 1.17) passou a servir de chave para compreensão de toda a Escritura e de qualquer parte dela.

Tem havido entre as igrejas e mesmo no interior de igrejas luteranas, como a IECLB, diversidade e, por vezes, tensão ou até conflito no entendimento da Escritura, o que também se reflete na formação teológica dos futuros ministros e ministras da IECLB.

Nesse contexto é que queremos abordar o tema da Hermenêutica. As perguntas que seguem visam a orientar o enfoque a ser dado: O que é Hermenêutica? Com quais características a Hermenêutica é ensinada no estudo de Teologia? Quais são as dificuldades relacionadas ao tema? Até que ponto a diversidade Hermenêutica é legítima? Quais deveriam ser as características determinantes e comuns, em vista da unidade da Igreja?

Cada centro de formação fez uma exposição sobre o tema. Depois, a convite da Presidência, o P. Dr. Leandro Hoffstätter, o P. col. Dr. Luís Dreher e a Pa. Dra. Ivoni Richter Reimer apresentaram suas teses.

O fruto desses dois dias de exposição e debates ainda precisa ser sistematizado. Mas já é possível dizer que foi voz unânime que o encontro veio em boa e necessária hora; que, em termos gerais, usam-se conceitos ou slogans comuns quando na IECLB se fala em hermenêutica, mas que há interpretações bastante divergentes. Daí a necessidade de mais diálogos e mais aprofundamentos para chegar-se à identificação de características determinantes e comuns da hermenêutica, em vista da unidade da Igreja.

P. Dr. Romeu Ruben Martini
Assessor Teológico da Presidência
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br