Com o objetivo de cumprir com a missão que Deus lhe confiou, que é propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na Comunidade, promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo, a Presidência e a Secretaria Geral da IECLB vêm trabalhando no Planejamento Participativo Continuado 2015-2018.
Para analisar a caminhada feita até aqui pela Presidência, pelas Secretarias, pelas Coordenações e pelos Núcleos da Igreja, foi realizado um Encontro de dois dias, 10 e 11 de dezembro de 2015, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo/RS.
“Ao longo deste ano, investimos tempo e esforços na elaboração do Planejamento Participativo Continuado da Sede Nacional da IECLB, que definiu os objetivos gerais e os objetivos específicos a serem alcançados para a atual gestão (2015-2018). A partir da definição dos objetivos, os diferentes setores de trabalho da Sede da Igreja foram orientados a desenvolver os Planos de Desenvolvimento de Ação para 2016. O presente Encontro, de dois dias, é um estágio a mais neste processo de alinhamento do planejamento dos setores com os objetivos gerais”, explicou o Teólogo, Dr. Carlos Bock, Assessor de Gestão, que atua junto à Secretaria Geral da IECLB.
A Socióloga Cerise Pahl, Assessora do Pastor Presidente, P. Dr. Nestor Friedrich, que, em conjunto com o Assessor de Gestão, organizou o Encontro, destacou que os principais objetivos do Planejamento são: (a) Alcançar maior articulação entre as pessoas e entre as iniciativas nacionais, sinodais, de organismos identificados com a Igreja, além de organizações ecumênicas, (b) Expandir a oferta de formação e capacitação e assegurar uma educação comprometida com a reflexão teológica pedagógica e missionaria da IECLB, (c) Qualificar a gestão da Igreja e (d) Incrementar a produção e consolidar o uso de subsídios sintonizados com a Teologia, a Pedagogia, os Planos e os Programas Nacionais da IECLB.
Na agenda do encontro, as prioridades destinavam-se a construir consensos para alcançar maior consistência dos Planos de Desenvolvimento de Ação elaborados pelos diferentes setores de trabalho da Sede, no sentido de chegar a um Plano unificado, bem como estabelecer critérios para a participação, o planejamento e a promoção de eventos em âmbitos nacional.
Ao final do Encontro, a iniciativa foi avaliada positivamente pela equipe, que, por um lado, constatou que ‘não está tudo pronto’ e há muito por construir, mas, por outro, que ninguém está só e que esta foi uma rica oportunidade de conviver, dialogar, compartilhar dificuldades, alegrias, perceber qual é o papel estratégico de cada um e cada uma na estrutura, mas, principalmente, o quanto é positivo construir conjuntamente, em equipe, na perspectiva da colaboração, com vistas ao fortalecimento da missão.
“Tivemos uma grande oportunidade de ampliar e fomentar a visão de conjunto sobre o que fazemos. Ademais, promovemos a comunhão, a partilha e a corresponsabilidade como colegas que estão juntos na mesma caminhada a serviço da missão de Deus e da missão da IECLB”, comemorou Carlos Bock, Assessor de Gestão.
Para a Secretária Geral da IECLB, Diác. Ingrit Vogt, precisamos contribuir com responsabilidade, pois vamos deixar o nosso legado. Nesse sentido, é fundamental ter prioridades definidas e o Planejamento é parte desse processo. “Temos desafios pela frente, mas também muitos motivos para celebrar. Este encontro é um deles, um marco de celebração no encerramento deste ano. Tivemos uma caminhada intensa, mas gratificante e motivadora, que nos ajuda e nutre para, a cada dia, novamente trabalhar pela nossa Igreja, com atitude positiva, de amor, consciência, cuidado e com olhar e ouvidos atentos para as demandas e as pessoas que precisam de nós. Obrigada a cada um e cada uma de vocês pela caminhada em equipe”, agradeceu a Secretária Geral.
No encerramento, o P. Nestor compartilhou a sua satisfação com a possibilidade de realizar este encontro ainda neste ano, como uma oportunidade de avaliar sobre o que a equipe conversou pelo caminho, em alusão ao Lema da Igreja para 2015. “O ponto de partida e de chegada das ações da Igreja é a Comunidade. O que está no meio disso é estrutura, com papel de articulação. Portanto, o enfoque das demandas está na Comunidade. É por isso que precisamos ter em mente que o protagonismo de cada um e cada uma de nós e, na mesma medida, a noção de corpo, podem fazer a diferença. As coisas não estão prontas! Estamos a caminho e esse processo nos coloca, lado a lado, trabalhando, como equipe, pela mesma causa, o que torna tudo maior. Assim, mostramos o nosso jeito de ser Igreja, com construção e confiança. Nós somos corpo e nós temos uma causa comum. Nós somos instituição. Vamos, portanto, fortalecer a instituição, a estrutura, pois a nossa articulação dará testemunho na Igreja. Sou muito grato a cada um e cada uma de vocês. Estamos juntos nesse processo!”, enfatizou o Pastor Presidente da IECLB.