Dá-nos esperança e paz.
Dá-nos bênção, dá-nos fé.
Dá-nos a luz de teu olhar.
Dá-nos teu amor.
O canto Dá-nos esperança e paz (LCI 293) deu início ao Encontro de Coordenações Sinodais da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem - 2018, realizado na Sede Nacional da IECLB, em Porto Alegre/RS, nos dias 5 e 6 de outubro, reunindo representantes de 16 dos 18 Sínodos da Igreja.
Na Meditação de Abertura, o Secretário Adjunto para Missão e Diaconia, P. Altemir Labes, mencionou o contexto de polarização que vive o país e pediu a todos o voto consciente, pensando no bem do Brasil, que, no dia seguinte, 7 de outubro, passaria por Eleições em diversas instâncias, especialmente presidenciais.
O Secretário Geral da IECLB, P. Marcos Bechert, deu as boas-vindas aos Coordenadores e às Coordenadoras, rememorou as suas experiências com a Campanha Vai e Vem e reafirmou a importância da Vai e Vem para a Missão na IECLB, desejando um produtivo Encontro ao grupo.
Na primeira dinâmica do dia, cada pessoa foi solicitada a escrever em um papel uma palavra para representar a Vai e Vem e compartilhar a sua escolha com os participantes. Palavras como compaixão, fraternidade, paixão, necessidade, visão, coragem, esperança, gratidão e solidariedade foram citadas.
O Secretário de Missão, P. Dr. Pedro Puentes, falou sobre os materiais da Campanha Vai e Vem, bem como questões específicas da edição 2018 e passou a palavra para Coordenadores e Coordenadoras comentarem sobre o andamento da Vai e Vem nos Sínodos e o destino das ofertas em âmbito local.
O próximo passo foi pensar a Campanha 2019. Para isso, o Secretário de Missão apresentou o Tema da IECLB para 2019, Igreja - Economia - Política, iluminado pelo Lema bíblico Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou (Jo 14.27a).
Após o diálogo em pequenos grupos sobre o significado da Campanha de Missão para a Igreja (a) Levantar pontos positivos e negativos para a IECLB de uma Campanha de Missão nos moldes da Vai e Vem, b) Refletir sobre a necessidade de uma Campanha de Missão na Igreja, c) Apontar quais deveriam ser os objetivos da Campanha de Missão da IECLB, d) Sugerir ações para motivar as pessoas a entender e se comprometer com os objetivos da Campanha e e) Avaliar se temos condições e vontade de pensar mudanças para que a Campanha seja realmente abraçada e assumida pelos membros da Igreja) e as possíveis relações da Vai e Vem com o Tema do Ano 2018, as reflexões foram compartilhadas, com vistas à elaboração do conceito da Campanha do próximo ano.
No sábado, o Secretário Adjunto para Missão e Diaconia apresentou as Diretrizes Gerais para a Ação Missionária, discorrendo sobre Estatística, Planejamento Missionário e o Plano Missionário (Plano de Ação Missionária da IECLB - PAMI) a ser discutido no XXXI Concílio da Igreja, que será realizado de 17 a 21 de outubro deste ano, na Paróquia Cristo Redentor de Curitiba/PR e nas dependências do Colégio Martinus/PR, no Sínodo Paranapanema.
Estratégia para o Fortalecimento e a Criação de Comunidades foi o assunto apresentado pela Coordenadora do Núcleo de Projetos, Fil. Gisele Mello, compreendeno os tópicos Editais de Projetos e Plataforma de Projetos.
A Vai e Vem 2018 teve o seu lançamento nacional em Pentecostes, em 20 de maio, e encerramento em 30 de setembro.