A cada dia, nasce, de novo, o sol. Assim renasce, a cada manhã, a misericórdia de Deus. Recebo, hoje, a dádiva da vida, novamente, de tuas mãos, senhor e, grato, disponho-me a servir.
Foi assim, com o canto de “Amanhecer”, que teve início o Encontro de Coordenações Sinodais da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem - 2017, realizado na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS, nos dias 17 e 18 de novembro, reunindo representantes de 14 dos 18 Sínodos da IECLB.
Após a meditação de boas-vindas e apresentação das pessoas participantes, o Secretário de Missão da IECLB, P. Dr. Pedro Puentes, resgatou o Plano de Ação Missionária (PAMI) como marco de referência para a Campanha. Na sequência, o grupo teve acesso aos números da Vai e Vem nas suas dez edições.
Para a nossa alegria, em ano de Jubileu da Reforma, o povo luterano dispôs-se a servir e, finalmente, em 2017, na sua décima edição, a Vai e Vem superou a meta de arrecadar um milhão de reais, proposta em 2008, primeiro ano da Campanha, alcançando, até o momento, o montante de 1.000.581,09.
Depois de partilharem a avaliação da Campanha Vai e Vem em âmbito sinodal (avanços e dificuldades), para construção conjunta, ficou o planejamento da Campanha 2018. Com esse objetivo, as Coordenações foram apresentadas ao Tema da IECLB para 2018, fio vermelho das ações na Igreja.
Após o diálogo em pequenos grupos sobre o significado da Campanha de Missão para a Igreja e as possíveis relações da Vai e Vem com o Tema 2018, as reflexões foram compartilhadas, com vistas à elaboração do conceito da Campanha do próximo ano.
Novas possibilidades de abordagens, além da utilidade dos materiais que fazem parte da Campanha, também foram avaliadas.
A agenda de sábado contou com a presença do Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, no diálogo sobre o Plano Missionário pós-Fórum de Missão (ocorrido em junho/2017). Depois, o grupo se ocupou com a elaboração de estratégias para o desenvolvimento da Campanha 2018 em âmbito sinodal.
A Vai e Vem 2018 tem o seu lançamento nacional em Pentecostes, em 2018, em 20 de maio, e encerramento em 30 de setembro.