Após cinco dias de programação intensa, encerrou neste sábado, 02 de setembro, o Encontro da Presidência da IECLB e Secretaria Geral com Pastoras Sinodais, Pastores Sinodais, Presidentes, Tesoureiros e Tesoureiras dos 18 Sínodos da Igreja.
Presidência, Secretaria Geral, Pastoras e Pastores Sinodais iniciaram seu encontro na manhã da terça-feira, dia 29 de agosto. Na noite de quinta-feira, dia 31, as demais lideranças sinodais juntaram-se ao grupo. A programação aconteceu no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (CECREI), em São Leopoldo/RS.
Entre diversos assuntos e atividades, três temáticas interligadas ganharam ênfase: missão, governança e gestão. O destaque corresponde à demanda de concretização das Metas Missionárias 2019-2024, prioridades da gestão para o próximo anos, bem como a celebração dos 200 anos de Presença Luterana no Brasil – completados em 2024. Encaminhamentos para a realização do Fórum Nacional de Missão, que acontecerá em 10 a 14 de abril de 2024, e ações comemorativas do bicentenário de presença luterana foram apresentadas e debatidas.
A reunião com Pastores e Pastoras Sinodais contemplou, ainda, a apresentação dos encaminhamentos realizados pelas Câmaras temáticas de Missão; Formação; Justiças (econômica, ambiental, racial e de gênero); e Governança, Gestão e Comunicação. Os assuntos, que são prioridades da gestão, estão em consonância com as Metas Missionárias e com decisões do XXXIII Concílio da Igreja. Também a apresentação de proposta do novo Portal Luteranos e uma palestra sobre Ética e justiça restaurativa no Ministério com Ordenação estiveram na programação deste primeiro momento (Clique aqui para ver a matéria de abertura do encontro).
O encontro com Presidentes e Tesoureiros e Tesoureiras dos Sínodos, no âmbito da gestão e governança, teve como pauta uma nova apresentação sobre o Sistema Integrado de Gestão da IECLB (SIG), questões jurídicas sobre a viabilidade do trabalho voluntário nas Comunidades, planejamento orçamentário e plano de contas padrão. A programação foi concluída com reflexões e trabalhos em grupos acerca do tema Fé, gratidão e compromisso, e com meditação de encerramento conduzida pela Presidência da Igreja.