Nos dias 14 e 15 de setembro de 2015, reuniram-se 46 Pastores eméritos, esposas, viúvas, viúvos e Irmãs jubiladas do Rio Grande do Sul, para o seu Encontro Anual, realizado no Centro de Retiros da Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS.
Também participaram do Encontro o casal Inge e Werner Brunken, representante do grupo de eméritos de Santa Catarina e do Paraná, o P. Me. Edson Streck, Pastor Sinodal do Sínodo Rio dos Sinos, o P. Marcos Bechert, Secretário do Ministério com Ordenação, além do P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB.
A programação estava organizada em quatro blocos:
Meditação e diálogo com o Pastor Presidente – O P. Nestor propôs uma meditação sobre o Tema da IECLB para 2015, “Igreja da Palavra - chamad@s para comunicar”, seguida de uma apresentação dos principais desdobramentos e encaminhamentos do Tema na Igreja.
Tema central “A depressão na 3ª idade” – O estudo esteve a cargo da Psicóloga e Mestre em Gerontologia Simone Burmeister, que iniciou a sua fala com a definição do conceito: “A Organização Mundial da Saúde define depressão como um transtorno mental, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite. Também há a sensação de cansaço e falta de concentração. É uma doença que se caracteriza por mudanças no humor e pela perda de prazer em atividades cotidianas, que antes eram prazerosas ou motivadoras”. A apresentação caracterizou a diferença entre tristeza e depressão, apontou os diversos níveis da depressão, as incidências e riscos na terceira idade, os seus sintomas, o tratamento, além do papel da família na terapia.
Noitada lúdica – Sob a coordenação de Ingrid Fischer, o grupo teve uma noite festiva de intensa integração.
Encaminhamentos – (a) o grupo assumiu o desafio de reunir colegas eméritos/jubiladas periodicamente por regiões menores, como São Leopoldo e arredores, Porto Alegre, Região de Santa Cruz do Sul e Sínodo Nordeste Gaúcho. O objetivo destes encontros é estimular a convivência fraterna e o apoio a quem se encontra fragilizado, (b) considerando que a grande maioria dos Pastores eméritos presta serviços voluntários nas Comunidades e instâncias da IECLB, foi sugerido que se encaminhe a solicitação de auxílio financeiro para viabilizar a realização destes encontros, (c) o próximo Encontro Anual foi marcado para os dias 10 e 11 de setembro de 2016, sob a temática: “500 anos da Reforma e o contexto pós-moderno”, (d) o casal Madalena e Walter Altmann ou o casal Eloísa e Günther Wehrmann será nosso representante no encontro de eméritos em Santa Catarina, (e) o Grupo Coordenador do próximo encontro de 2016 será formado por Nadir e Arzemiro Hoffmann, Wali e Martin Dreher, Inge e Waldemar Lückemeyer, Ingrid Fischer, Lúbia Wartschow e uma Irmã representante da Casa Matriz de Diaconisas.
Na meditação de encerramento, o P. Edson Streck compartilhou um estudo sobre conflitos familiares presentes na experiência do livro de Gênesis.
O Encontro foi muito bem avaliado pelo grupo, que enfatizou a profundidade, a pertinência dos temas e a motivação gerada pela iniciativa de reunir este público.
Pelo grupo organizador