Eleições municipais - 2016
CARTA PASTORAL (versão resumida)
Buscai o bem e não o mal, para que vivais.
Amós 5.14
Estamos às vésperas de eleições municipais em nosso país. A Presidência da IECLB entende que é oportuno e necessário refletir sobre ética na política! Vamos aproveitar o período de campanha para refletir e conversar sobre esse assunto. Mais que isso, vamos nos empenhar para que candidatos, candidatas, eleitores e eleitoras façam desta eleição municipal um mutirão em favor da ética na política!
Com regularidade, a Presidência da IECLB manifestou-se em períodos de eleições. Muitas dessas manifestações continuam atuais, das quais destacamos alguns extratos.
Pelo amor, as pessoas cristãs são servidoras umas das outras (Gálatas 5.13), e esse servir inclui a política. Assim, às vésperas de novas eleições municipais, reafirmamos a nossa responsabilidade, como Igreja de Jesus Cristo, nos assuntos políticos e sociais de nossa pátria.
Há critérios e perguntas que nos ajudam na hora de definir nosso voto. Como está o lugar onde moramos? Todas as crianças e jovens estão na escola? As pessoas recebem prontamente o adequado atendimento à saúde? Todos os adultos têm trabalho e ocupação dignos? A política é transparente? A população pode participar nos processos de decisão e nos programas, ou é mero objeto?
Quem são esses candidatos e essas candidatas que se apresentam? As promessas que fazem, são realizáveis? Irão beneficiar a quem? Que visão têm do seu município? Os projetos que apresentam favorecem a população como um todo, ou apenas a alguns grupos? O que pensam acerca de segurança pública, saneamento e moradia? Que projetos têm para melhorar as áreas mais pobres do município?
Vote! Não anule o seu voto! Valorize sua opinião e convide outras pessoas a fazerem o mesmo. - Lembre-se: nem todos os políticos são iguais. Examine bem e busque os melhores e mais confiáveis! - Confira quem financia o seu candidato ou a sua candidata. Você acha que ele ou ela vai trabalhar em favor da sociedade ou de quem deu o financiamento? - Procure dar seu voto a quem busca o bem geral do povo.
Diante das eleições municipais em 2016, a Presidência da IECLB reafirma a histórica contribuição desta Igreja pela política com ética como instrumento e meio indispensáveis e insubstituíveis para o bem do povo. Chegou o tempo de darmos atenção toda especial a duas questões. Em primeiro lugar, para o bem do lugar onde vivemos, vamos afirmar e defender: O voto não está à venda! Não quero dinheiro, nem favor! Apenas quero ética na política! Em segundo lugar, vamos nos empenhar pela corresponsabilidade entre quem vota e quem é eleito. Não basta votar. É preciso acompanhar e fiscalizar.
Nós temos o direito de exigir ética na política. Por causa da mesma ética, nós temos o dever de ser candidato, candidata, eleitor e eleitora com ética. Voto não se compra! Vota não se vende! Política tem que ser com ética! Busquemos, pois, o bem e não o mal, sempre, também através destas eleições municipais. E participemos ativamente depois das próximas eleições, para que a ética floresça e produza frutos nas lavouras e nos pomares da política, lá onde vivemos!
Porto Alegre, agosto de 2016
P. Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da IECLB
Veja a íntegra da carta pastoral aqui.