Desastre em Brumadinho
“No princípio, Deus criou os céus e a terra” (Gênesis 1.1). O primeiro capítulo da Bíblia é uma confissão de fé que reconhece em Deus a origem de tudo. Deus criou o mundo para que nele haja vida. O rompimento de uma barragem de rejeitos de minério de ferro em Brumadinho/MG, constitui o oposto da ação criadora de Deus. Em Brumadinho, no dia 25/01/2019, observamos a destruição e a morte.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) expressa sua profunda consternação com este desastre. Em primeiro lugar, externamos nossa solidariedade às pessoas da região atingida. Sabemos que é impossível mensurar o drama das vidas arrastadas e soterradas pela avalanche de lama. Sabemos que é impossível mensurar o sofrimento de quem perdeu pessoas queridas. Sabemos que é impossível mensurar a aflição de quem espera ansiosamente por um sinal de vida ou por uma notícia. Não podemos mensurar a dor, mas podemos expressar solidariedade e afeto em orações, pensamentos, palavras e ações.
Ao Deus que criou a vida, suplicamos que conceda consolo e fortaleça a rede de amparo e cuidado que se formou em muitos lugares. Às nossas comunidades, pedimos que orem e desenvolvam ações para afirmar solidariedade. Às autoridades, reivindicamos que atuem vigorosamente nos diversos âmbitos para que assistência seja prestada, responsabilidades sejam apuradas e danos sejam mitigados. Que a ação do Estado seja firme e forte para evitar que novos desastres ocorram.
O número de pessoas desaparecidas é assustador. Além das vidas humanas, quantos animais e plantas pereceram? Que impactos socioambientais teremos? O rompimento da barragem é causado pela intervenção humana no ambiente natural. Há três anos, um desastre semelhante aconteceu em Mariana/MG. Que consequências tiramos destes dramas? Quanto vale a vida de pessoas? Quanto vale a vida de animais? Quanto vale a vida de plantas? Quanto vale o ambiente em que vivemos? É necessário apurar responsabilidades, julgar e punir adequadamente. É necessário criar mecanismos para fiscalizar e garantir segurança. É necessário também reafirmar o nosso compromisso com a vida e o cuidado com a Criação de Deus.
“Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado” (Salmo 34.18). Desejamos que Deus conforte os corações abatidos, consolide a união pela vida e reanime em nós o compromisso de cuidar de tudo o que foi criado pela boa palavra divina.
Presidência da IECLB
Pa. Sílvia Beatrice Genz - Pastora Presidente
P. Odair Airton Braun - Pastor 1º Vice-Presidente
P. Dr. Mauro Batista de Souza - Pastor 2º Vice-Presidente