No dia 14 de fevereiro, na Comunidade de Pirabeiraba, Joinville/SC, aconteceu um dos três Cultos de Ordenação de 2020. Vieram lideranças, pessoas amigas de Ordinandas e Ordinandos de 27 Paróquias diferentes, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Estiveram presentes Pastoras e Pastores Sinodais dos Sínodos Sul Riograndense, Nordeste Gaúcho, Centro-Sul Catarinense, Vale do Itajaí, Paranapanema e Norte Catarinense. Ministras e Ministros de diversos Sínodos também participaram do Culto.
Foi um momento emocionante, especialmente para as Pastoras e os Pastores recém-ordenadas e ordenados ao Ministério Eclesiástico: Camila Laís Kuersten, Manuela Letícia Marezani Schwingel, Sara Pabst Martins, Aislan Henrique Greuel, João Carlos de Souza, Marcelo Maiberg e Mateus Neuhaus. Familiares, amigas e amigos não mediram esforços para estar presentes.
O Culto e o Ato da Ordenação foi presidido pela Pastora Presidente Sílvia Beatrice Genz, contando com auxílio de diversas outras ministras e ministros da Igreja. Em sua palavra, como pregadora, a Pastora Sílvia destacou a importância do Ministério com Ordenação em meio ao sacerdócio geral de todas as pessoas batizadas. Apontou para a responsabilidade inerente ao exercício do Ministério na Igreja, enfatizando que a Ordenação é para a Igreja toda onde a Igreja está presente – não apenas para um local específico.
Assistentes de Ordinandas e Ordinandos lembraram de histórias vivenciadas ao longo da vida de cada qual. Mencionaram a convivência durante o Período Prático de Habilitação ao Ministério, apontando que no Ministério não há apenas bons momentos. “No Ministério, muitas vezes, a gente se sente sozinha e está sozinha - contando somente com a ajuda de Deus”, alertou uma das assistentes.
No Ato da Ordenação, as novas Ministras e os novos Ministros da Igreja receberam o Certificado de Ordenação. É o compromisso de anunciar e administrar corretamente a Palavra de Deus e os Sacramentos, a partir do Antigo e do Novo Testamentos e das bases confessionais seguidas pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Igualmente, é dever seguir o conjunto de documentos normativos que regem a vida eclesial.
A Comunidade de Pirabeiraba se sentiu presenteada com o Culto de Ordenação naquela semana. No dia 12 de fevereiro, havia completado 155 anos de fundação e foi a primeira vez que um Culto de Ordenação ao Ministério Eclesiástico aconteceu em suas dependências. Após o Culto, foi proporcionado um momento de confraternização no salão comunitário.