Deus, em sua graça, nos presenteia com momentos maravilhosos para fortalecer a fé em Deus e a comunhão entre irmãos e irmãs. Quero destacar a comemoração do Dia das Crianças, festejado na sociedade com presentes e festas. Para nós, como Igreja e Comunidade, é muito mais. Sabemos que as primeiras Comunidades da IECLB construíram Igrejas e escolas lado a lado e que, além da alfabetização, os Professores envolviam as crianças com a vida da Comunidade.
Alegro-me que a IECLB tenha, em seu Programa de Educação Contínua, formação para pessoas que trabalham com crianças nas Comunidades e também elabore materiais como subsídios para o culto com crianças, além da dedicação em escolas evangélicas e outras.
Muitas pessoas vivem e participam intensamente na Comunidade desde a infância. Outras se afastam e só percebem a preciosidade da vida em Comunidade quando nasce um filho e buscam novamente a Comunidade com a lembrança viva do que experimentaram em suas famílias quando criança, descobrindo que, na Comunidade, há oferta de vida, comunhão e salvação em Cristo Jesus.
Quero animar você, mãe e pai, a ler e a contar histórias bíblicas para os seus filhos e filhas. Aprender a Palavra de Deus e viver a fé é um processo contínuo que começa na família e jamais é esquecido. Lembro-me de uma imagem de Lutero, reunido com Catarina, sua esposa, filhos e filhas, que mostra o reformador preocupado e ocupado com a família.
Quero compartilhar com vocês o questionamento de uma criança, que me fez pensar sobre a nossa atuação como Ministros e Ministras. Ao enviar as crianças para o culto infantil, uma delas disse Por que a Pastora não vai com a gente para o culto infantil e deixa as Orientadoras para realizar o culto com os adultos?
Podemos e devemos fazer mais encontros com as crianças, o que Jesus nos lembra, dizendo Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino dos céus é das pessoas que são como estas crianças (Mt 19.14).
Pa. Sílvia Genz
Pastora 2ª Vice-Presidente da IECLB