2ª Consulta da Igreja na Baviera com Igrejas parceiras - VI
How churches contribute to society to overcome violence
11/09/2013
1 | 1
Sob o tema ‘How churches contribute to society to overcome violence’, no sexto dia da Consulta promovida pela Igreja na Baviera (Evangelisch-Lutherische Kirche in Bayern - ELKB) junto às Igrejas parceiras, 11 de setembro, realizada em Itapecerica da Serra, São Paulo, de 6 a 12 de setembro, tendo a IECLB como anfitriã, a meditação matinal foi conduzida pelo Pastor Carlos Eduardo Bonilla Avendaño, da Igreja Luterana na Costa Rica.
Na quarta-feira, novamente os Delegados foram organizados em grupos, desta vez para compartilhar impressões a respeito das visitas a projetos diaconais, ocorridas no dia anterior, relacionando estas avaliações à situação em cada Igreja/país.
Na parte da tarde, os trabalhos tiveram como foco a primeira leitura dos apontamentos e a construção conjunta do documento final da Consulta.
Na sua fala em Plenária, o P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, explicou aos Delegados e às Delegadas que, a cada novo ano, a IECLB convida os seus membros para refletirem, em conjunto, sobre uma determinada temática, pois um mesmo assunto sendo discutido em diferentes contextos da Igreja promove e contribui para a unidade de toda a instituição em âmbito local, sinodal e nacional.
“Para 2014, a Campanha o Tema do Ano será ‘viDas em comunhão’, alicerçado em Jeremias 29.7, ‘Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor, porque na sua paz vós tereis paz’”, compartilhou o Pastor Presidente, apresentando a arte criada para a Campanha e fazendo relação com as visitas efetuadas no dia anterior a projetos diaconais localizados em bairros e no centro da capital paulista e às diversas cenas urbanas de uma grande cidade que os grupos tiveram oportunidade de presenciar.
No jantar de confraternização, o grupo de Delegados e Delegadas recebeu a visita de convidados ecumênicos das Igrejas Episcopal Anglicana (Reverendo Itabira Jonas e Yasko Takatsu), Católica (Padre Paulo Homero Gozzi e Cônego José Bizon), Apostólica Armênia (Padre Yeznig Guzelian e Padre Nareg Berberian), Ortodoxa Antioquina (Padre Gregório Teodoro), Ortodoxa Grega (Padre Dimitrios Papadimitropoulos e Emmanouel Papadimitropoulos), IPU (Reverendo Cláudio Lima e Presbítero Obadias Ferreira) e do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs – CONIC (Romi Benke).
A oração da noite ficou sob responsabilidade do Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste, P. Guilherme Lieven, que, juntamente com o P. Carlos Musskopf, Ministro na Paróquia do ABCD, acompanhou os convidados.
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.