“Se caminhar é preciso, caminharemos unidos/as”, essa frase revela muito da essência do sínodo Brasil Central. Somos um sínodo a caminho da sustentabilidade, que em meio a dificuldades celebra a sua fé, revela gratidão por sua história e pelos avanços que já se vislumbram. E mais, através do comprometimento superamos as barreiras das distâncias e juntos/as somamos força para ter voz profética e clamar por vida.
Nos dias 05 a 07 de Junho estiveram reunidos/as, na cidade de Luziânia-GO, no centro de formação Vicente Cañas, os/as delegados/as da 16º Assembleia do Sínodo Brasil Central. Mulheres e homens de todas as comunidades colocaram-se a caminho para este importante momento do ser Igreja. Em sintonia com o tema do ano da IECLB – Igreja da Palavra: Chamad@s a comunicar – os/as delegad@s assistiram a uma retrospectiva teórica sobre a história da comunicação, levando-os/as a auscultar a atual situação da comunicação e repasse de informações no que tange as esferas comunidade, paróquia, sínodo e igreja nacional.
Alegrou-nos muitíssimo a presença do Pastor 2º Vice Presidente da IECLB Inácio Lemke. Suas contribuições revelam a importância que a igreja dá às regiões mais a nordeste e norte do país. Através dos diversos relatórios apresentados pelas representações sinodais, pudemos perceber o bom desenvolvimento das atividades realizadas nos departamentos. A assembleia foi marcada por diferentes momentos celebrativos. Sem dúvida, a investidura da Diác. Débora R. Krauser dos Santos como assessora para assuntos comunitários foi muito significativa para a “comunidade sinodal”.
Sentimos que é Deus que está entre nós, nos animando a continuar confiantes na caminhada, que nos guiem as palavras do Salmo 37.14: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique teu coração; espera, pois, pelo Senhor”.
Luziânia – GO, 07 de Junho de 2015.
Delegados/as da 16º Assembleia Sinodal