Música na IECLB


Coral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Música (LP)

10/03/1975

Coral Rio Claro - capa
Coral Rio Claro - contracapa
1 | 1
Ampliar

 

Coral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro

HISTÓRICO DO CORAL DA IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA DE RIO CLARO — E.S.P. — BRASIL

A Comunidade de Rio Claro foi fundada em 10 de março de 1883. Alemães e suíços reuniam-se às vezes em um determinado local e lá cantavam e se alegravam. Certo dia, surgiu a idéia de cantarem nos cultos, para embelezar a cerimônia; foi assim que surgiu o Kirchenchor, tendo a data de sua fundação marcada em 3 de abril de 1892.

Começou uma vida diferente na Comunidade, naquela época (Deutsche Evangelische Kirche), porque os componentes do coro participavam de muitas festas e apresentações, sempre colaborando de mãos dadas com o movimento da Igreja.

O primeiro regente foi o Pastor Theodor Koelle, que dirigiu o coro de 1892 a 1920. Com a enfermidade do Pastor Koelle, assumiu a regência do coro sua filha, prof4 Dna. Christina Koelle, que regeu o mesmo até 1927, participando de apresentações e abrilhantando os cultos dominicais. Em 1927 com a vinda para o Brasil do Prof. Alfred Roth e sendo o mesmo um bom organista e devido aos afazeres de Dna. Christina, o mesmo passou a dirigir o coro.

Grande foi o seu trabalho em despertar em alguns dos componentes o dom de cantar solos. Nas apresentações realizadas, todas tiveram grande êxito. Dois anos passaram, e em junho de 1929, o Prof. Roth retornou à Alemanha, passando a reger o coro o Prof. Carlos Klein que muito se esforçou durante três anos, até 1932. Neste ano voltou da Alemanha, onde estudara, Dna. Júlia Koelle, e assumiu a direção do coro, até 1939, sendo substituída pelo Pastor Gerhard Graetz que o rege até hoje, tendo como auxiliar o Sr. Jorge F. Eichenberger, que também como 24 regente, canta no mesmo.

Com o esforço do atual dirigente por meio de cópias musicais manuscritas, continuou o coro sua existência, cantando principalmente em cultos festivos, tendo ultimamente aumentado o número de seus cantores, principalmente com jovens que apreciam a arte do belo canto.

O coro tem se apresentado em diversas cidades, inclusive na capital do Estado e também por ocasião da inauguração do Templo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil em Brasília.

Além das apresentações religiosas, também participa de outras cerimônias de caráter público.

O lema do coral é: Unidos a uma só voz em harmonia com todos Os dados acima foram tirados de uma publicação feita por ocasião do 809 aniversário de fundação do coro e de autoria do cantor Jorge Antonio Eichemberger, já falecido, que prestamos as nossas homenagens conjuntamente com todos os que já participaram do coral.

LADO A
1 - GRANDE É JEOVÁ, SOBERANO DOS CÉUS (Arr.: C.H.G.)
2 - O SENHOR É MEU PASTOR (Adap.: Hubert Bernhard Klein)
3 - A GRANDE DOXOLOGIA (Demétrio Bortniensky, 1751-1825) (D.P.)
4 - SONDA-ME, OH DEUS (Salmo 139 de David) (Arr.: Norah Buyers)
5 - BUSCAI A DEUS Seek ye The Lord (J. V. Roberts) (Isaías, 55:6 e 7)

LADO B
1 - SALMO 145 (Paraf. de A.M.) (J.S.F.)
2 - EXCELSO DEUS (Arthur Lakschevitz) (S. H. Skot)
3 - GRAÇAS (Mus.: J. A. Hultman — Letra: Alice Ö. Denyszczuk)
4 - DEUS DOS ANTIGOS, CUJA FORTE MÃO God of our Fathers, whose almighty hand National Hymn (Daniel C. Roberts, 1841-1907) (George W. Warren, 1828-1902) (D.P.) (Arr.: William J. Reynolds - Trad.: João Wilson Faustini)
5 - SOSSEGAI (Mus.: H.R.P. — Letra: W.E.E.)
6 - PAI NOSSO (Carlos Cristovam Zink)

RELAÇÃO DOS CANTORES, REGENTES E ACOMPANHANTES

REGENTES
1º. — Pastor Gerhard Graetz
2º. — Jorge F. Eichemberger

AO PIANO
Profa. Emma Koelle

SOPRANOS
Barbara Elisa Mackey, Erica Schneider, Inalda Silva Guedes, Irene Hoefling, Lizelote A. E. Palota, Maria A. Crisci, Maria Lúcia Viegas, Neide Martinez, Silvia B. Trindade

CONTRALTOS
Adélia Schneider, Cleufe Habermamm, Danilda C. Rosalem, Hildegard Widmer, Júlia S. Timm, Lydia T. Souza, Sonia Regina Mackey

TENORES
Hermamm Winkel, Jorge F. Eichemberger, Luiz F. Guilherme, Paulo R. Kleiner, Roberto Rosaiem

BAIXOS
Carlos Alberto Viegas, Edemir Eneas Martinez, Francisco Roberto Martinez, Guilherme Schneider, Narciso Schimoneck, Osvaldo Fernandes, Júlio Schneider, Orlando Eichemberger Jr., Paulo José Palota


Veja e ouça também o LP Celebrai com júbilo ao Senhor -100 anos de gratidão por um século de bênçãos
 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Celebração / Nível: Celebração - Música
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: LP (Long Play)
ID: 48314
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br