As celebrações do povo de Deus ao longo de todos os tempos contam sempre com a presença da música. A voz humana e o som de instrumentos musicais servem para louvar a Deus. Por meio da música o povo de Deus demonstra a sua alegria pela presença de Deus em seu meio. Filhos e filhas de Deus expressam sua gratidão pela recepção e proclamação de sua Palavra e pelos sinais de sua graça presentes no mundo.
Na tradição luterana a música exerce um papel muito importante nas celebrações comunitárias. Hinos e corais sempre representam uma forma de reflexão e anúncio da boa notícia do Evangelho. Ela se faz presente pelo canto comunitário, pelo acompanhamento com instrumentos musicais ou pela apresentação de coros e conjuntos musicais.
A música se faz presente nos mais diversos ambientes e situações. Além do papel central nos espaços celebrativos, ela é encontrada nas comunidades por ocasião de momentos festivos, de confraternização e entretenimento.
As comunidades fazem uso dos mais diversos instrumentos musicais. Os hinos e as canções são acompanhados em ritmos e estilos musicais. Compositores e arranjadores têm desabrochado nas comunidades e suas músicas tem encontrado bom eco no conjunto da Igreja e, inclusive, na ecumene.
A música chega às pessoas e as toca de uma forma especial em sua emocionalidade. Ela traduz estados de espírito ou ambienta os momentos litúrgicos das celebrações. Pela música a mensagem alcança as pessoas por caminhos diferentes dos da razão.