Na atividade musical das comunidades existe a participação de inúmeras pessoas. Papel destacado tem centenas de musicistas que dedicam seu tempo e seu dom para a promoção da música. Acompanham as celebrações comunitárias e reúnem as pessoas para ensaiar hinos e músicas.
Para a produção de material de apoio, tais como, hinários, cancioneiros, partituras, antífonas, etc. as comunidades contam com a colaboração de pessoas especializadas da área. Tradutores/as, compositores/as, cantores/as e grupos musicais desenvolvem uma rica atividade de criação. Escrevem textos, elaboram melodias e arranjos e os colocam à disposição das comunidades.
Há vários anos acontecem concursos musicais e oficinas de criação. Algumas dezenas de pessoas surgiram na cena musical e colocam o dom da criação musical a serviço da causa da missão de Deus. Neste aspecto destacam-se: Cláudio Kupka, Cleonir Zimmermann, Dorival Ristoff, Edson Ponick, Ernani Luís, Gelson Luiz, Frank Graf, Guilherme Lieven, Evandor e Heitor Meurer, Ismael Tressmann, Lindolfo Weingärtner, Louis Marcelo Illenseer, Micaela Berger, Nelson Kirst, Oziel Campos de Oliveira, Rodolfo Gaede Neto, Silvio Meincke, Tales Roberto & Fabiano, Werner Ewald e muitos outros. Suas composições tem encontrado bom eco e alguns compositores, inclusive, tem gravado CD’s como forma de dar mais visibilidade às composições e difundí-las para uso em atividades comunitárias.