Missão nas Escolas



ID: 2662

A Páscoa do Colégio Evangélico Rui Barbosa

Colégio Evangélico Rui Barbosa

08/04/2012

1 - Celebração de Páscoa
2 - Celebração de Páscoa
3 - Crianças das Séries Iniciais cantando
4 - Dinâmica do Túmulo
5 - Celebração de Páscoa
6 - Encenação Bíblica
7 - Jogral - Os Símbolos da Páscoa
8 - Meditação de Páscoa - alunos conduzem parte musical
9 - Meditação de Páscoa - mensagem
10 - Serenata de Páscoa
11 - Serenata de Páscoa
12 - Serenata de Páscoa
13 - Cantata de Páscoa das Séries Iniciais
14 - Entrega das doações à Diretora da Casa da Família
1 | 1
Ampliar

Em 2012 a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil está refletindo e desenvolvendo a temática “Comunidade Jovem – Igreja Viva”. Nesta perspectiva de trabalho, o Colégio Evangélico Rui Barbosa (CERB) de Giruá – RS, da Rede Sinodal de Educação, através das aulas de Ensino Religioso e Educação Cristã, planejou e desenvolveu diversas atividades para a semana da Páscoa, envolvendo toda a comunidade escolar e integrando a comunidade local.

Na Quarta-feira (4 de abril), realizamos nossa Celebração de Páscoa com os alunos da Educação Infantil, Séries Iniciais e seus respectivos familiares. A celebração aconteceu no templo da “Comunidade da Paz” de Giruá. Foi uma oportunidade para as crianças apresentarem canções de páscoa, encenações bíblicas, jogral sobre os símbolos pascais, bem como uma ocasião para que familiares e professores meditassem sobre a morte e o sofrimento de Cristo em favor de toda a humanidade, por intermédio da “dinâmica do túmulo” inspirada no Evangelho de Lucas 23. 50-56.

Na Quinta-feira (5 de abril) os alunos do Ensino Fundamental e Médio se reuniram no saguão do colégio para, através da Meditação de Páscoa, refletir acerca da mensagem fundamental da Páscoa, isto é, que Cristo graciosamente fez e faz tudo em nosso favor (Fl 2. 1-11). Os alunos participaram ativamente na elaboração da celebração, pois conduziram não somente a parte musical, bem como contribuíram para as dinâmicas. Ainda no mesmo dia, no turno vespertino, foi a vez das professoras, monitoras e funcionárias apreciarem as crianças cantando hinos de páscoa, alegrando-se com a mensagem da ressurreição e da vida em Cristo Jesus.

Na virada da madrugada do Sábado de Aleluia (7 de abril) para o amanhecer do Domingo da Ressurreição (8 de abril) aconteceu nossa “Serenata de Páscoa”. Inspirados em Lucas 24. 1-12, cerca de 60 jovens do colégio se prepararam ao longo de um mês para cantar pelas ruas da cidade anunciando a contagiante mensagem da ressurreição e da vida eterna por meio da obra de Cristo em nosso favor. Encontramo-nos em frente ao colégio às 2h40m; cantamos em cerca de 20 ruas de diferentes bairros da cidade. Como gesto de solidariedade, as pessoas, acordadas pela serenata, doavam alimentos, chocolates, doces e roupas que o colégio doará a famílias carentes. Quando já eram quase 6 horas da manhã de domingo, retornamos ao colégio e, com uma oração comunitária, encerramos nosso anúncio pascal. Agradecemos aos professores, pais, mães e demais pessoas que auxiliaram para executar essa atividade.

Havíamos planejado que, na Quinta-Feira Santa, os alunos das séries iniciais, juntamente com as professoras, apresentariam uma “Cantata de Páscoa” em diversos pontos públicos de nossa cidade. Naquele dia aconteceu uma forte chuva em nossa região. Deste modo, agradecemos a Deus pela tão necessária e esperada chuva e mudamos de planos. Por isso, no dia 12 de abril, durante o turno da tarde, colocamos em prática a nossa Cantata. As crianças alegraram a população de nossa cidade ao demonstrar que a Páscoa foi celebrada no domingo anterior, mas ela deve e precisa continuar sendo celebrada e vivida a cada novo dia. A graça de Deus quer nos acompanhar sempre, e em todos os momentos. Através da Cantata arrecadamos mais alimentos, roupas e chocolates para serem doados.

No dia 13 de abril, sexta-feira, a Srª Carolina K. Thomas, primeira-dama do município e Diretora da Casa da Família, compareceu ao colégio para receber oficialmente das mãos da Diretora e dos alunos, as doações em alimentos, chocolates e roupas que serão destinadas a famílias carentes de nosso município.

Somos gratos a Deus por nos proporcionar a oportunidade de vivenciar o tema “Comunidade Jovem – Igreja Viva” também no âmbito escolar e junto a nossa comunidade de Giruá.

Marcelo Peter
Professor de Ensino Religioso

Angela Kupske
Diretora do CERB

Fábio B. Rucks
Pastor na Paróquia de Giruá
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br