Educação - Consciência de qualidade de vida no contexto da criação
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A concepção evangélico-luterana de educação é compreendida a partir da intersecção dialógica entre a teologia e a pedagogia. Como ciências autônomas, tendo concepções teóricas próprias, ambas elaboram uma nova teoria e prática teológico-pedagógica, em que cada uma delas contribui expressivamente na reconfiguração da sua respectiva práxis. Ambas, com seus paradigmas, interferem uma na outra, estabelecendo uma correlação teórica e prática.
Toda ação educacional da IECLB deve ter como elemento fundante a base confessional evangélico-luterana, a qual deve perpassar os currículos das casas de formação e os projetos pedagógicos das escolas da IECLB:
Consciência de qualidade de vida no contexto da criação:
Valorização do Ser sobre o ter;
Caracterização do ser humano como ser biológico, psicológico, social e aberto para a transcendência enquanto digno, livre, finito, histórico e inconcluso, simultaneamente justo e pecador;
Educação para a saúde enfatizando o diálogo sobre as dependências químicas e os desvios sociais;
Educação sexual com ênfase no amor, no respeito e na responsabilidade;
Relação responsável do ser humano com o meio-ambiente;
Incentivo das artes e dos esportes na formação integral do ser humano.
Fonte: Diretrizes da Política Educacional da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.