Promover o ensino é um dos objetivos fundamentais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, conforme art. 6º da sua Constituição, com o qual se comprometem todas as instâncias e pessoas nela integradas.
O ensino visa a engajar as pessoas, conforme seus dons, nos desafios da vida comunitária e social, com vistas à promoção do bem-comum. Guia Nossa Fé-Nossa Vida
No exercício da atribuição de supervisionar o processo de formação teológica e educacional na igreja, cabe ao Conselho da Igreja promover o estabelecimento de objetivos e programas plurianuais de ensino e formação teológica, os quais deverão ter um acompanhamento permanente por parte de Comissão específica do Conselho da Igreja, a partir de amplos estudos, pesquisas e discussões com todas as partes interessadas e envolvidas, especialmente os Conselhos Sinodais e as instituições de ensino e formação teológica existentes na Igreja. Esse compromisso está normatizado no art. 66 da Constituição da IECLB, parágrafo 1 e 2º e expresso nas Diretrizes da Política Educacional da IECLB, aprovadas pelo Conselho da Igreja em 2003 (21-22/11).
A Presidência da Igreja, em sua responsabilidade pela promoção da unidade eclesiástica em âmbito nacional e pelo zelo com a confessionalidade, realiza o diálogo teológico, especialmente com os sínodos, os centros de formação ministerial e a Rede Sinodal de Educação.
O Concílio, como instância máxima de decisão, esbelece as linhas nacionais da ação missionária da igreja, válidas para todas as instâncias de sua estrutura e para as organizações com identificação eclesial e confessional.