Promover o ensino é um dos objetivos fundamentais da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, conforme art. 6º da sua Constituição, com o qual se comprometem todas as instâncias, lideranças, ministros e ministras.
O testemunho do Evangelho mediante o ensino, a instrução, a ação pedagógica, cabe, em especial ao ministro e à ministra Catequista.
As principais responsabilidades do ministério catequético estão definidas no art. 14 do Regulamento do Ministério com Ordenação da IECLB.
O exercício do ministério catequético tem como específico a educação cristã e consistirá no testemunho do evangelho mediante ensino, instrução, ação pedagógica e discipulado permanente das pessoas, cabendo-lhe especial responsabilidade:
I - na orientação catequética de grupos, particularmente famílias, crianças, jovens, idosos, casais;
II - na educação cristã em atividades como a escola dominical, o culto infantil, o ensino confirmatório e os grupos de jovens;
III - no ensino religioso escolar;
IV - na representação da comunidade junto às escolas;
V - na formação e capacitação teológica e pedagógica dos pais, visando o ensino da palavra de Deus aos filhos e a vivência do evangelho em família e sociedade;
VI - em cursos para novos membros, promoção e coordenação de eventos que visem a formação continuada dos membros, bem como a preparação e capacitação de grupos;
VII - na atuação e assessoria em outros contextos educacionais, tais como departamentos, setores de trabalho, centros de formação, instituições públicas e eclesiásticas.