Inicio a despedida com o refrão da canção do LC 620 de Peter Strauch “Tens meu tempo todo em tuas mãos. Calmo e seguro estou por confiar em ti. Dás nova vida, mudas minha história. Meu coração te dou: faze-o firme em ti”
O CONSELHO SINODAL DE MÚSICA DO SÍNODO NORTE CATARINENSE despede-se neste ano com sua equipe e minha coordenação, que trabalhou durante 06 anos em várias atividades como reuniões, planejamentos, ensaios, capacitações, elaboração de materiais e projetos com tarefas cumpridas, sementes plantadas e frutos colhidos. Foi um tempo de muito trabalho, tempo este dedicado a Deus e o colocamos em suas mãos. Muitas realizações, ações que chegaram a até a mudar nossa história, e nossa história musical. Momentos de ousar, de vacilar, de aprender, de conviver, de rir e de chorar, mas nunca parar. Trabalhamos com inúmeras pessoas: musicistas, coristas, regentes, lideranças, ministros (as), membros das comunidades com os quais procuramos levar possibilidades e oportunizar a música da igreja na igreja.
Por isso não posso deixar de mencionar o versículo 20 do capítulo 02 de Daniel “Que o nome de Deus seja louvado para sempre, pois dele são a sabedoria e o poder!”, completando com João 03.27 onde João Batista falou: “Ninguém pode ter coisa alguma se ela não for dada por Deus”.
O nosso canto, a nossa música na igreja está a serviço deste Deus que tem poder e sabedoria, e é em gratidão a Ele que louvamos e bendizemos pelas oportunidades que nos concede como filhos e filhas, e em especial por todas as coisas que nos tem dado.
Este canto e este serviço não podem deixar de trazer consigo a alegria. A alegria de que Deus fala às pessoas através do Evangelho, da dádiva do seu amor que em Jesus se firmou. Portanto, não há como uma comunidade cristã não falar e cantar desta “esperança da boa nova”, quando ela a reconhece para sua vida.
Possuir esta alegria e permanecer nela necessita de bons exercícios comunitários. Alegria e canto fazem parte do exercício espiritual de uma comunidade e a ela pertencem e se pertencem.
O Conselho de Música do Sínodo Norte Catarinense em seus três Núcleos tem se exercitado e dedicado para com a música da igreja nos mais variados grupos de atividades e quero aqui deixar um agradecimento bem especial aos três coordenadores dos núcleos, Solange Müller do Núcleo Joinville, Elisiana Klabunde do Núcleo Jaraguá e Hans Müller do Núcleo Contestado.
Agradeço também a minha vice-coordenadora do Conselho de Música Elisiana Klabunde, que sempre acompanhou e se fez presente nas decisões, reuniões e atividades. Estivemos sempre apoiadas pelos membros do Conselho de Música, regentes, ministros (as) principalmente os Assessores Teológicos P. Cristiano Ritzmann e P. Elpídio Helwig e das comunidades do nosso Sínodo.
À minha parceira e companheira Henriette Hilbrecht, nos Projetos em especial o PROJETO CANTANDO HINOS, gratidão e reconhecimento pelo seu talento musical, pela força, coragem sabedoria em tratar os elementos musicais para tornar nossa música viva e contagiante.
Ao Sinodo Norte Catarinense, gratidão por compreender este trabalho musical tão amplo em nosso sínodo. Sempre valorizou e apoiou.
Nossa caminhada não para por aí, música é nossa missão.
Já desde 2003, quando o Conselho de Música foi oficializado dentro do Sínodo Norte Catarinense, antes disso e depois muitas pessoas se envolveram de forma muito significativa. Foram benção na Obra de Deus e deixaram um valioso legado musical para igreja.
Então o que posso dizer senão me despedir com gratidão e com sentimento de missão cumprida e desejar boas vindas à nova coordenadora eleita Elisiana Klabunde e toda sua equipe.
---
Confira como foi a Reunião do Conselho Sinodal de Música