P. Oziel Campos de Oliveira Junior, pastor e teólogo brasileiro.
Nasceu em 26 de julho de 1946, em Recife/PE.
Estudou no Luther Theological Seminary em St. Paul nos Estados Unidos da América e na Faculdade de Teologia Luterana em São Leopoldo, formando-se em 27 de maio de 1973.
Trabalhou como pastor em Juiz de Fora (MG) de 1º de outubro de 1973 até 31 de maio de 1976 ;
e em Funil (MG) de 1º de junho de 1976 até 10 de janeiro de 1981, e depois
em Novo Hamburgo (RS) de 11 de janeiro de 1981 até 6 de maio de 1987;
De 07 de maio de 1987 até 31 de janeiro de 1992 esteve na St. Mark Lutheran Church - USA
De volta ao Brasil colaborou durante 8 anos na Missão Zero II em Araçatuba (SP).
De 1º de março de 2000 até 08 de março de 2003 pastoreou a Paróquia Ev. em Lages (SC), e
a partir de 09 de março de 2003 está na Paróquia da Sobriedade, em Palhoça (SC).
Oziel Campos de Oliveira Jr. tem o dom de inventar texto e melodia de canções, apesar de nunca ter estudado música. Toca violão, teclado, acordeão, gaita de boca e percussão – tudo de ouvido. Aos 15 anos de idade já compôs sua primeira música. Mas demorou muitos anos até publicar algo de sua produção. Precisou do empurrão dos colegas Walter Doerr e Helvino Pufal, os quais pediram que suas músicas fossem ensinadas para outras pessoas.
Oziel Jr. havia dado sua contribuição ao primeiro volume do HPD (editado em 1981) e produzido vários novos hinos, quando em 1994 foi convidado a participar da Comissão do Hinário, a qual selecionou hinos e canções para o segundo volume dos Hinos do Povo de Deus (HPD), sendo mais oito da sua autoria. Outras músicas de Oziel Jr. foram publicadas em cancioneiros tanto da IECLB quanto de outras denominações. Quinze canções foram gravadas em CD.
As canções de Oziel Jr falam do amor de Deus, da nova vida, do perdão, da ressurreição, de esperança. Elas têm melodias simples e de fácil assimilação. Numa entrevista ele disse:
“Para mim a música e a teologia são sinônimos. A música está aí para podermos louvar e glorificar aquele que muito nos ama. Também para levantar perguntas que, na base do diálogo, gerariam uma controvérsia imediata. Como a música é vista como sendo arte, as pessoas não ousam tentar alterá-la com o raciocínio crítico. Escutam, cantam, pensam e levam para casa.”
Veja abaixo a relação de letras e melodias da autoria de Oziel Campos de Oliveira Jr. :
Veja mais sobre Oziel Campos de Oliveira Jr. aqui.
Fontes: Entrevista na revista “Tom da Música” Ano 3, Nº5, abr. 2002, e: Informações da Secretaria Geral da IECLB