Oratório São João Batista de Leo Schneider
Momentos do Oratório:
1. João prega no deserto
2. João anuncia a vinda de Jesus
3. O batismo de Jesus
4. Prisão de João Batista
5. João envia dois discípulos seus a Jesus
6. Jesus fala à multidão acerca de João
7. A morte de João Batista
8. Invocação
O Coro de Concerto PROMUSICATA, fundado por Amoldo Todt e Vera Catarina de Los Santos em 2003, envolve-se com decisão no trabalho de prestigiar o autor sacro brasileiro. Na sua manifestação estético-religiosa, procura oferecer satisfação espiritual, intelectual e social. Os Oratórios para concerto são uma constante nos programas de suas apresentações.
O Coro é formado por: Adriane Kuhn, Amoldo Todt, Clési Vargas, Dora Suzana Rocha, Jacinto Henrique, Joaquim Bondo, Kátia Zanin, Ligia L. Todt, Luís Osório Alves, Marcos Todt, Maria Helena Gastai, Maria Laís Luz, Moacir M. Muniz, Norma Borba, Paulo Sabóia, Roberto Duval da Silva, Roque Perobelli, Ruth Guimarães, Sérgio Martini, Sílvia Franci, Tarcísio Vargas, Teresa Perobelli, Vera Catarina de los Santos.
Ficha Técnica:
Direção Artística: João Fernando de Araújo. Preparação de Naipes: Vera Catarina de Los Santos e Roque Perobelli. Texto e Diagramação: Amoldo Todt e Lígia Leite Todt. Produção Cultural e Divulgação: Adriane Khun. Tomada de Som: Thomas Dreher. Duplicação e Criação Gráfica: Divultec. Produção Executiva: Amoldo Todt e José Édil de Lima Alves. Fotografias da Catedral: Nelson Schneider Todt.
Leo Schneider (1910-1978) é personalidade marcante na história do Rio Grande do Sul. Como professor titular do Instituto de Artes da UFRGS, orientou prática de orquestra. Foi organista nas igrejas Anglicana, Luterana e Metodista. Destacou-se como regente de Coros. Seus oratórios, em número de cinco, formam o maior ciclo da Música Sacra Brasileira do sé-culo XX.
A organista Anne Schneider, com destaque no cenário nacional e internacional, entrelaça atividades pedagógicas e de concertista. Dão testemunho de sua excelência, seus ouvintes na. Rádio da Universidade, seus alunos, e platéias, inclusive as de turnês que realizou por vários países. Filha de Leo Schneider, se empenha na divulgação da obra de seu pai.
O Regente, Maestro João Fernando de Araújo, iniciou estudos na Escola da OSPA. Formado em Regência Coral e Orquestral na UFRGS, fez vários cursos de especialização em Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, Buenos Aires. Especializou-se em técnica vocal com a professora Ida Weisfeld. Dirige o Coro de Concerto PROMUSICATA desde a sua fundação.
O solista, tenor Eduardo Bighelini iniciou-se em música e técnica vocal em 1985. Estudou com Decápolis de Andrade, Luís Gervásio Lemos, Lídia Belandi, Luciano Pavarotti e Arturo Valneri. Aperfeiçoou-se na Escola de Ópera da OSPA. Participou de vários eventos nacionais e internacionais.
A solista, soprano Maíra Lautert, iniciou seus estudos musicais, 1999, com Pedro Sphor. Com Latira de Souza, aperfeiçoa sua formação vocal e artística. Fez estudos recentes com Ileana Cotrubas em Brasília. Destaque no Sétimo Concurso Brasileiro Maria Callas. Primeiro lugar no concurso Villa-Lobos -Vitória/ES.
O solista, barítono Ricardo Barpp, bacharelando em Canto, na. UFRGS, tem se apresentado com diversas Orquestras de Câmera do RS. Aperfeiçoa técnica vocal e repertório com supervisão de Samira Moreira e Ricardo Ballestero. Foi destaque no Oitavo Concurso Brasileiro Maria Callas.
Gravado na Igreja Martin Luther, Porto Alegre, no dia 27 de novembro de 2005
Duplicado por Divultec LTDA - CNPJ 88.304.66210001-04 - Fone: 51 3599 2369 www.divultec.com.br - divultecfidivultec.com.br