Motetos - Coro de Câmara Ars Vocalis - Porto Alegre/RS
O Coro de Câmara Ars Vocalis foi fundado em setembro de 1997 com a proposta inicial de apresentar obras corais a capella, bem como obras com acompanhamento orquestral. Os idealizadores do Coro, na época, foram Mauro Pontes e Rosana Lofrano. Realizou sua estreia em novembro de 1997 na Catedral de Pedra de Canela, como de das atividades do Sonho de Natal daquela cidade.
Durante seus 13 anos, Ars Vocalis realizou grande número de concertos, espetáculo encenado Madrigais de Claudio Monteverdi, em 2003. Atuou junto aos seguintes grupos: OSPA, Orquestra da UCS, Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro, Orquestra SESI/Fundarte, Orquestra da Unisinos e Collegium Musicum de Porto Alegre; Coro da UFRGS, Coro Porto Alegre e Coro Unisinos, apresentando várias obras de consagrados compositores como: Antonio Vivaldi, Joseph Haydn, Johann Sebastian Bach, Georg F. Haendel, Felix Mendelssohn, Wolfgang A. Mozart e Domingos Zipoli. O primeiro regente foi o Maestro Manfredo Schmiedt.
Desde 2003, regência e preparação vocal do Ars Vocalis estão nas mãos do Maestro Louis Marcelo Illenseer. Atualmente o Coro conta com a maestrina Daiana Fülber como regente auxiliar. Durante alguns anos, participaram da preparação vocal as professoras Rosana Lofrano, Samira Moreira e Eliana Zmuda e, ainda, o professor Carlos Rodrigues; colaboraram na regência auxiliar a maestrina Manha Stein, a cantora Deisi Coccaro e o maestro Bernardo Grings. O seu quadro de cantores é formado por músicos amadores e profissionais. Juridicamente, o Coro de Câmara Ars Vocalis é uma entidade independente e sem fins lucrativos, voltada à valorização da música coral erudita.
O projeto deste CD é um sonho antigo, finalmente concretizado em 2009 e 2010. Escolhemos compositores que fizeram parte da história do Ars Vocalis, Dentre estes, homenageamos, em especial, dois compositores: Primeiro, o compositor alemão Felix Menelssohn-Bartholdy, por completar 200 anos de nascimento em 2009. O segundo homenageado é nosso querido irmão Jorge Preiss, compositor gaúcho, que faleceu em maio 2010. Ele participou como cravista do projeto Madrigais de Monteverdi, em 2003; nossa homenagem é sua bela obra Factus est repente.
Regência: Louis Marcelo Illenseer/ Daiana Fülber
Sopranos:
Glória Lacerda
Joana de Lima e Silva
Rita Dolores Wolf
Mezzo-soprano:
Beatriz Heller
Nadya Regina Vorga
Marione Tozzi
Contraltos:
Daiana Fülber
Fabiana Pereira de Souza
Maria Leticia Möllmann
Tenores:
Aramis Malinski Argenta
Cuido Lenz
José Ricardo Zignani
Norma Vera Thorell
Rogério Wolff
Baixos:
Carlos Dreher
Giordano Jobim
Marcus Machado
Merton Wondracek
Convidados:
Plínio S. Schereschewsky
Rafael Luis da Silva
Presidente: Merton Wondracek
Regente: Louis Marcelo Illenseer
Regente auxiliar: Daiana Fülber - faixas 6,7,9,10
Preparação vocal na gravação: Rosana Lofrano
Solistas no Magnificat de Mendelssohn: Rita D. Wolf, Fabiana P. de Souza, Rogério Wolff,
Louis M. Illenseer
Agradecemos: ao Maestro Tiago Flores, que assessorou as gravações; ao amigo Dr. Klaus G. Johannpeter, por apoiar este projeto; à professora Rosana Lofrano, pela preparação vocal no projeto do CD; ao Tornas Dreher, que gravou e editou o CD; à Paróquia São Lucas (IECLB) pelo espaço para os ensaios e ao Ir. Silésio L. Follmann, por ceder a 'Capela de Pedra' do Col. La Salle de Sto. Antonio para as gravações.
01. Beati quorum via - Charles Villiers Stanford - cf. Salmo 119. 1
02. Justorum animae - Charles Villiers Stanford -cl. Sabedoria 3.1-3
03. A boy was Born - Benjamin Britten - texto do séc. XVI
04. O vos omnes Pablo Casals - cf. Lamentações 1.12
05. Christus factus est pro nobis - Anton Bruckner - cf. Filipenses 2.8-9
06. Factus est repente - Jorge Preiss - cf. Atos dos Apóst. 2. 2
07. Herr nun lässest Du - Cântico de Simeão - Felix Mendelssohn - cf. Lucas 2. 2932
08. Mein Herr ehebet Gott – Magnificat - Felix Mendelssohn - cf. Lucas 1. 46-56
09. Richte mich, Gott - Feliz Mendelssohn - cf. Salmo 43
10. Abendlied - Bleib bei uns Josef Gabriel Rheinberger - cf. Lucas 24. 29