Música na IECLB


Lançamento de "Lutero e a Música"

02/07/2006

Queremos iniciar agora um momento para o lançamento do livro “Lutero e a Música”.

Leitura da apresentação do livro.

Como ouvimos, este livro é uma iniciativa nova para o Conselho Nacional de Música da IECLB. Até hoje temos publicado material especificamente para a praxis musical. E muito material musical já foi publicado pela nossa Igreja. Vale lembrar que o Cantate Domino, iniciou sua tiragem no ano de 1967, e, desde lá, vem colocando material nas mãos dos nossos corais.

A trajetória da organização musica na IECLB não é nada retilínea. Talvez seja a área de atuação na igreja que mais teve altos e baixos nestes anos todos. Nós já chegamos a ter um departamento de música sacra na IECLB, deste departamento é que surgiu, no ano de 1981 o Conselho de Música da IECLB, hoje chamado, Conselho Nacional de Música.

Um dos acentos que o conselho enxerga é a ênfase na unidade da Igreja, por isso a insistência em mantermos a representação de cada um dos sínodos neste conselho. Além dos sínodos, integram o CNM também representantes de movimentos e instituições que lidam com a música, são eles: a Obra Acordai, setor da Comunhão Martin Lutero, que se ocupa com o trabalho dos grupos de metais, também conhecidos como Corais de Trombones; o Seminário de Música Rodeio 12, um evento intersinodal que se realiza há mais de 15 anos no Lar Rodeio 12 em SC e a EST, uma instituição que promove a música sacra desde sempre, atualmente o faz por meio do Instituto Superior de Música.

Quando o CNM se reuniu em Curitiba, em abril de 2005, estabelecemos a meta de produzirmos material que reflita sobre música e igreja. Definimos também que o público alvo de nossas publicações deveria ser os membros das comunidade em primeiro lugar. Evidentemente também estamos colaborando com quem se ocupa academicamente com o assunto, mas a apresentação, o formato e o número de páginas querem fazer de nossas publicações um material de fácil acesso e entendimento, e, se tivermos êxito, consigamos promover o debate sobre importantes temas transversais com os quais a música na igreja se relaciona, como por exemplo, a reflexão em torno do ministério geral de todos os crentes, paradigma genuinamente protestante que acentua o caráter sacerdotal de toda pessoa batizada. A função da música na liturgia, no culto, também podem ser alargadas a partir dos subsídios que começamos a oferecer.

Espero que este seja apenas um primeiro passo de uma bonita jornada que pretendemos traçar juntos de nossos membros e comunidades, para isso, contamos e solicitamos o apoio de todos vocês, pois a tarefa de propagar estas boas novas a respeito da música se coaduna com a tarefa de pregar o próprio evangelho, aliás, a música é um veículo de expressão do Evangelho.

Finalmente, eu quero agradecer às pessoas que facilitaram este projeto. Em primeiro lugar agradeço ao Prof. Dr. Werner Ewald que foi quem sugeriu a tradução deste livro e também a realizou. Agradeço ao senhores Eloy Teckemeier e João Artur M. da Silva, que, pela Editora Sinodal, viabilizaram este projeto, contatando a editora americana para a cedência dos direitos autorais, revisando e imprimindo nosso livro. Agradeço também à Paróquia Matriz de POA, seus obreiros, funcionários e membros, por nos receber nesta noite colocando este espaço à disposição. Agradecer aos membros do conselho nacional de música por acreditar nesta idéia e incentivá-la. Estaremos realizando também lançamentos de Lutero e a Música em outros Sínodos, onde estes conselheiros farão a divulgação, afinal de contas, este é um projeto de âmbito nacional, para toda a Igreja e também a ecumene.
Agradeço por fim a presença dos estudantes de teologia que se fizeram presente com o Coral da Faculdade de Teologia e a todos os que aqui se encontram. Que Deus continue inspirando projetos como esse e assim possamos renovar nossas mentes e conceitos no intuito de aperfeiçoarmos nossos dons e nosso serviço em sua obra. Muito obrigado.
 


Autor(a): Cleonir Geandro Zimmermann
Âmbito: IECLB
Área: Celebração / Nível: Celebração - Música
Natureza do Texto: Vários
ID: 21297

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, a fé é assim: se não vier acompanhada de ações, é coisa morta.
Tiago 2.17
REDE DE RECURSOS
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br