Foram exatos 1.183 incontáveis dias de quando os corais de nosso sínodo cantaram juntos pela última vez no dia 2 de junho de 2019 na cidade de Taió. A vontade do encontro, da presença, do ouvir, do cantar estavam aguardando o momento certo. E ele chegou no dia 28 de agosto de 2022 em Petrolândia. Depois de idas e vindas, da frustração dos encontros desmarcados, dos irmãos de vozes que perdemos neste período sem que nossos grupos pudessem os homenagear com uma última canção de louvor ao Criador, onde as vozes se calaram e o silêncio parecia imperar. Mas neste domingo a coisa foi diferente, a sensação das pessoas chegando, ônibus estacionando, dos coralistas se servindo junto à mesa do café e aquele grande grupo lotando o maior templo de nosso sínodo era algo bom, agradável, ou, em outras palavras, foi tudo de bom. O salmista compararia ao óleo precioso da unção e ao orvalho do Hermon no Salmo 133. E foi ali que o Senhor concedeu sua benção!
Iniciamos pontualmente com nosso anfitriões nos instigando a cantar juntos um belo hino comunitário, seguido por um pequeno coral de crianças da comunidade com uma grande mensagem, mostrando-nos o que esperar daquela manhã. E assim, coral por coral apresentaram seus louvores a Deus tendo aquela comunidade por testemunha. Um encontro que levou a manhã inteira, onde o tempo parecia não passar.
Após o último coral fazer sua apresentação, os mais de 500 coralistas se posicionaram junto aos seus naipes vocais, uma orquestra se formou e serviu os coralistas com duas canções. Quando todos já estavam devidamente colocados, instrumentos afinados e prontos, a última canção foi entoada. Baseada na Palavra que Paulo escreve aos Romanos no capítulo 11 o coralão entoou esta canção de louvor dando a Deus toda a glória. Após o encerramento da manhã ainda podemos usufruir de uma agradável comunhão de mesa com uma comida deliciosa preparada com carinho pela Comunidade de Petrolândia.
Bem, se fosse possível voltar no tempo, convidaríamos você para estar conosco, mas como isto não é possível, compartilhamos este hino final.
Em breve o encontro completo estará no canal do YouTube do Sínodo Centro-Sul Catarinense.