A Pandemia impactou a vida em todo o planeta das mais variadas maneiras. O canto comunitário foi duramente atingido e ainda hoje requer cuidados especiais. A Comunidade Evangélica de Venâncio Aires acalentava há muitos anos o sonho de ter um coral comunitário entre os seus trabalhos. As comunidades luteranas não são concebíveis sem o canto, louvor e a música. Aqui algo ainda estava faltando.
A pandemia atrasou a criação deste coral. Todas as condições para sua criação existiam: maestro, dinheiro, local para ensaio, pessoas interessadas em colaborar. Em 22 de fevereiro de 2021, no meio da pandemia, se contretizou este sonho. Por naipes, com máscaras, cantores e cantoras distribuídas na igreja os trabalhos foram iniciados. O Maestro Daniel Böhm, fazia a gravação das vozes e a disponibilizava para cada naipe que ensaiava em casa. Aos poucos nos encorajamos e nos encontramos. O coral comunitário foi criando corpo e repertório. No dia 22 de fevereiro de 2022, quando o Coral completa seu primeiro ano de existência, a Comunidade Evangélica de Venâncio Aires se reúne em culto com a presença do Coral com músicas que falam de Amar a Deus e as pessoas, tema deste ano da IECLB. É um marco para a comunidade e a realização deste sonho antigo. O culto acontece às 19:30h do dia 22 de fevereiro.
O Coral Evangélica conta com mais de 38 coralistas e ainda está em formação. O coral comunitário tem o objetivo de criar nas pessoas participantes o hábito do canto em conjunto e visa também o ensino do canto para quem gosta. O Coral surgiu do sonho de ajudar a Comunidade a louvar ainda melhor a Deus em seus encontros celebrativos. Ainda há espaço para mais pessoas colocarem seus dons a serviço de Deus.