Foi realizado na Paróquia da Paz, nos dias 15, 16 e 17 de março, o projeto Cantando Hinos que consiste em trabalhar os cantos do hinário “Hinos do Povo de Deus I e II” de forma que os instrumentistas e coralistas aprimorem a interpretação destes cânticos, buscando serem fieis na interpretação da música conforme escrita pelo compositor.
Além da parte musical, o projeto contempla o estudo da parte histórica dos cânticos. Todos os participantes receberam uma apostila com partituras e outra com as histórias dos hinos, assim, ao tocarem, eles se atentam para a época de composição da música bem como para o período da história em que ela foi composta. Tal informação é essencial para que se saiba a forma como o hino deve ser executado a fim de aproximá-la ao máximo da sua ideia original.
O projeto, realizado pelas musicistas Cladis Erzinger Steuernagel e Henriette Hillbrecht, será levado para várias cidades do Sínodo Norte Catarinense. A primeira etapa realizada na Paróquia da Paz teve grande prestígio da comunidade luterana local contando com mais de 50 inscritos. Estavam presentes coralistas de várias comunidades luteranas de Joinville assim como coralistas do Vocal da Paz, membros de departamentos da Paróquia da Paz e demais pessoas da comunidade em geral. A parte instrumental foi acompanhada pelo grupo Instrumental da Paz da Paróquia da Paz e por vários músicos da comunidade luterana, dentre eles o organista e regente Dieter Pabst, que solou hinos no órgão de tubos.
Para quem não pôde acompanhar o projeto ou não pôde estar presente no culto deste domingo, abaixo segue o link do vídeo gravado no culto da música “Amazing Grace” cuja história foi apresentada aos participantes através de vídeo.
Conforme exposto em edição do Jornal Joinville Luterano, esta música foi composta pelo inglês John Newton, que de capitão de navio de escravos se transformou em propagador da palavra de Deus e compôs a letra deste hino mundialmente consagrado. A letra foi composta por John Newton a partir de uma melodia de Negro Spirituals (Gênero musical cuja aparição se deu nos EUA e foi inicialmente interpretada por escravos negros).