FÓRUM NACIONAL “FÉ, GRATIDÃO E COMPROMISSO”, 01-04 de junho de 2005, Rodeio 12/SC
01/06/05 – 20h30mim. – Abertura
No 1 dia do mês de junho de 2005, às 20h30min., realizou-se a abertura do I Fórum, Fé Gratidão e Compromisso da IECLB, no Lar Rodeio 12, em Timbó/SC. O P. Dr. Nestor Paulo Friedrich saudou aos presentes, dando-lhes as boas vindas, fez a leitura das senhas diárias e comentou da importância deste Fórum que abordará o tema “Fé, Gratidão e Compromisso”. Após convidou para fazer uso da palavra o Pastor Presidente Dr. Walter Altmann, que agradeceu a presença de todos/as. Salientou a importância deste Fórum lembrando que neste ano, além deste, teremos no 2º semestre o Fórum – Avaliação e Reestruturação da IECLB. Para 2006 está previsto o Fórum Nacional sobre o PAMI.
O Fórum Nacional “Fé, Gratidão e Compromisso” conta com a participação de dois representantes de cada sínodo, com representantes da Secretaria Geral e da Presidência da IECLB, conforme relação anexa (anexo1).
A programação tem momentos distintos assim planejados: Orações Públicas Diárias e quatro eixos de trabalho: 1. Apanhado histórico do tema, destacando tentativas e experiências do passado nos campos em que a IECLB atua e desenvolve a missão de Deus; 2. Teologia da graça com vistas à contribuição financeira, a partir da Bíblia, da sua história e da confessionalidade luterana, o significado do ofertório e a dimensão diaconal do culto; 3. Experiências ligadas à contribuição financeira na IECLB, que estão dando certo; 4. Definição de passos e propostas concretas que possam ser assumidas para mudar a mentalidade reinante em torno do tema.
Após os avisos e apresentações foi celebrada a Oração Pública Diária dirigida pela Equipe de Liturgia composta por Ana Isa dos Reis, PPHM Marcos Henrique Fries e o Coordenador Nacional do Conselho de Música Sacra Cleonir Geandro Zimmermann. A acolhida foi conduzida pela Srª Ana Isa dos Reis, que saudou a todos/as presentes dizendo que somos pessoas diferentes, que viemos de lugares diferentes, com experiências diferentes, mas todos somos um em Cristo. Na sua reflexão, a Srª Ana Isa dos Reis falou da relação entre a Fé e a maçã: “Fé, gratidão e compromisso, são três dimensões da fé cristã que formam uma unidade. Fé verdadeira irrompe em gratidão. Gratidão se expressa em comprometimento. Assim também é a maçã, formada por casca, polpa e semente, que, juntas compõe o fruto. Na IECLB também há diversidade, mas fé, gratidão e compromisso precisam ser experimentados como uma unidade”. A liturgia foi seguida conforme proposta no Caderno de Celebrações página 01 (anexo 2). O encerramento da Oração Pública Diária deu-se às 21h40mim.
02/06/05 – 8 horas - Celebração
Os trabalhos foram iniciados com a Oração Pública Diária, cujo programa consta no caderno de Celebrações página 3 (anexo 2), na Capela do Lar Rodeio 12 e foi conduzida pela equipe de liturgia.
Após os participantes se deslocaram para o auditório do Lar Rodeio 12, para dar início ao eixo 1 – Apanhado histórico do tema, destacando tentativas e experiências do passado nos campos de trabalho em que a IECLB atua e desenvolve a missão. Foram convidados: o P. Meinrad Piske que fez um breve histórico da “Contribuição na IECLB” (anexo 3) e P. Dr. Paulo Butzke que falou sobre “Mordomia Cristã na IECLB” (anexo 4). Após as exposições houve diálogo com a plenária à respeito do até aqui exposto. Diversos assuntos vieram à tona, como por exemplo, a contribuição proporcional, a necessidade de maior motivação, de maior investimento na visitação aos membros, do funcionamento da antiga caixa central regional, dos problemas na arrecadação e repasse, da necessidade de transparência e mudanças a partir da reestruturação da IECLB. O encerramento deu-se às 12h10min..
02/06/05 – Apresentação do Eixo 2
As 14h10min., teve início o segundo eixo, que trouxe a abordagem do tema: Teologia da graça com vistas à contribuição financeira, a partir da Bíblia, da sua história e da confessionalidade luterana. Foram convidados para apresentarem suas reflexões sobre o tema os seguintes palestrantes: o P. Werner Fuchs, o P. Jacson Homero Eberhard e o Dr. Claus Schwambach (anexos 5, 6 e 7). Após o término das apresentações o P. Nestor agradeceu aos participantes. O encerramento deu-se ás 18h20min..
02/06/05 – 20h30min. - Celebração
A celebração da noite foi realizada na Capela do Lar Rodeio 12 e foi conduzida pela equipe de liturgia, conforme caderno de celebrações, página 5 (anexo 2). O encerramento deu-se às 21h05min.
03/06/05 – 8h - Culto Eucarístico
O culto eucarístico iniciou às 8h10min., na Capela do Lar Rodeio 12 e foi conduzido pela equipe de liturgia, conforme consta no Caderno de Celebrações página 06 (anexo 2), Os textos bíblicos lidos foram: 1Crônicas 29.10-18, Atos 2.42-47 e João 6.1-15. A prédica foi oficiada pela Sr.ª Ana Isa dos Reis, que falou sobre “gratidão igual à essência de fé”, a Ceia do Senhor foi realizada em um grande círculo. O encerramento da celebração deu-se às 9hs.
03/06/05 – 9h10min. - Continuação do eixo 2
Os participantes do Fórum se reuniram no auditório do Lar Rodeio 12, às 9h10min., onde o P. Nestor Friedrich convidou, a Diácona Drª. Sissi Georg para falar sobre o significado do ofertório e a dimensão diaconal do culto (anexo 8). Após houve um breve diálogo com a plenária, onde, entre outros se destacou a importância dos trabalhos exercidos pelas mulheres dentro da igreja e a necessidade em investir mais na motivação para oferta, que deve ser mais trabalhada pelos obreiros, através de textos motivadores. Dando seguimentos aos trabalhos o P. Nestor deu avisos de ordem técnica. O encerramento deu-se às 12h15min..
03/06/05 – 14hs - Apresentação do Eixo 3
Dando seguimento aos trabalhos do dia, às 14hs iniciou-se a apresentação do eixo 3, com a abordagem do tema: “Experiências ligadas à contribuição financeira na IECLB e que estão dando certas”. Foram convidadas algumas pessoas de diferentes lugares para exporem essas experiências: Sr. Eugênio Korndörfer, Sr. Quido Drews, Sr. Fridolino Probst, Sr. Hélio Walber, Sr. Valdecy Berg e o P. Raul Wagner (Todas as apresentações encontram-se em anexo - anexos 9, 10, 11, 12, 13 e 14). O P. Nestor agradeceu a disponibilidade destas pessoas em contribuírem com suas experiências no Fórum. Após os agradecimentos os participantes foram convidados a se dividirem em pequenos grupos para avaliar, discutir, compartilhar as experiências relacionadas com a contribuição, com base nas seguintes questões:
- Quais são as modalidades de contribuição financeira, existentes no sínodo?
- Quais modelos poderiam ser compartilhados com outros sínodos?
- O que está bom em termos de contribuição?
- O que precisa melhorar em termos de contribuição?
- O sínodo usa algum tipo de material – folhetos, livros ou outra literatura sobre o tema?
Os grupos ficaram reunidos até às 19hs.
03/06/05 – 20hs30min. Culto Eucarístico
O culto eucarístico deu-se início às 20h30min., na capela do Lar Rodeio 12 , sendo que o programa encontra-se no caderno de celebrações, página 9 (anexo 2). O culto foi oficiado pela equipe de liturgia. O Cand. P. Marcos Henrique Fries, fez a acolhida dizendo: “Em ti, Senhor, esperam os olhos de todos e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento”(SL 145.15). Os textos bíblicos lidos foram : Dt 26.1-11, Lucas 12.13-21, 2 Coríntios 8.8-15. A Ceia do Senhor foi realizada em um grande círculo. O encerramento deu-se às 21h45min.
04/06/05 – 8hs - Continuação do eixo 4
Os trabalhos foram iniciados às 8hs10min.. Os seis grupos divididos no dia anterior continuaram reunidos até às 10hs. No reinício dos trabalhos na plenária o Pastor Nestor convidou o Administrador do Jornal Evangélico, Cristiano Henrique Lamb, e a Assessora de imprensa, Caroline Strüssmann, para falarem sobre o Jorev. O Sr. Cristiano falou da importância do Fórum para fortalecer a unidade na IECLB. Além disto propuseram um encarte sobre o Fórum a ser distribuído, conforme encomenda de cada sínodo, às lideranças de nossa comunidades (anexo15). O P. Nestor agradece pelas informações e convida os grupos para fazerem suas apresentações, baseados no que vimos até aqui.
Os grupos foram compostos pelos seguintes participantes : Grupo 6 –Srª. Eliane Altmann, P. Raul Wagner, Sr. João A. Kath, Srª. Íris Wiedemann, P. Arno Giese e P. Norberto Berger (anexo 16); Grupo 5 – Sr. Claus Schwambach, Diácona Ingrit Vogt, Pª. Ângela Ulrich, P. Elmar Santoro, Sr. Silon Pacheco, Sr. Rudi Rubens Essig e Sr. Eugênio Erico Korndörfer (anexo17); Grupo 4 – Sr. Valtencir kaiser, Diácono Erivelton Reinke, Srª. Mariza Essig, P. Gilciney Tetzner, P. Carlos R. Dege, Sr. Ernesto E. Frederichs (anexo 18); Grupo 3 – Sr. Elemer Kroeger, P. Eric Peter Nelson, Sr. Erico Röse, P. Erni Drehmer, Sr. Rudolf l. Märtins e P. Waldir N. Trebien (anexo 19); Grupo 2 - P. Arteno I. Spellmeier, Sr. Fridolino Probs, Sr. Germano Berg, P. Gerson Kappel, Sr. Mário Teche, Sr. Orlando A. Schenkel e Sr. Sérgio Tasso (anexo 20); Grupo 1 – Sr. Quido Drews, P. Jacson H. Eberhard, Srª. Léa Stange de Oliveira, Sr. Valdecy Berger, Srª. Edith B. Jarosczevski, P. Geraldo Schach, P. Jorge A. Signorini e Sr. Miltom de Oliveira (anexo 21).
Após o encerramento das apresentações dos grupos foram definidas algumas propostas concretas a serem trabalhadas nos sínodos, paróquias e comunidades:
I. Formação de obreiros. Que os mesmos possam ser orientados na faculdade de teologia sobre Fé, Gratidão e Compromisso;
II. Elaboração de materiais didáticos, feitos pela Secretaria Geral e distribuídos para todos os sínodos;
III. Estimular os membros a contribuírem financeiramente de forma voluntária. Há muitas experiências nesta área que estão dando resultados positivos;
IV. Promover e praticar o acolhimento fraterno dos membros em especial os novos. Resgatar os bens sentimentais;
V. Sugerir a inclusão de disciplinas voltadas ao planejamento estratégico no currículo das casas de formação;
VI. Trabalhar em todas as esferas da IECLB a contribuição voluntária comprometida ou estimulada;
VII. Unidade.
Após a definição das propostas o P. Nestor Paulo Friedrich agradeceu a presença de todos no Fórum e convidou para que todos participassem da celebração final, na Capela do Lar Rodeio 12.
04/06/05 12h30min. – Celebração Final
A celebração final foi realizada na capela do Lar Rodeio 12. A liturgia seguiu o roteiro que se encontra no caderno de celebrações, página16(anexo2). Os textos bíblicos lidos foram: Hebreus 13.15-16 e João 14.6-11. Foi destacado que, o que nesse fórum aprendemos e experimentamos precisa ser compartilhado e semeado nas nossas comunidades, para que a fé, a gratidão e o compromisso possam ser abraçados por toda a IECLB. Com esta celebração foi encerrado, às 13hs o Fórum Nacional “Fé, Gratidão e Compromisso”.