Sal da Terra é o título desta obra que narra os acontecimentos históricos fundamentais ocorridos na Comunidade Evangélica de Campo Bom durante a sua longa trajetória, de mais de 160 anos, como uma das comunidades mais antigas em solo brasileiro, proveniente da Reforma da Igreja.
Este livro é lançado dentro do biênio 91/92 em que a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil tem por tema Comunidade de Jesus Cristo a serviço da vida, com base na palavra de Jesus no Evangelho de Mateus: - Vocês são o sal para a humanidade; mas, se o sal perde o gosto, deixa de ser sal e não serve para mais nada. E jogado fora e pisado pelos que passam (5.13).
Este lema levanta um fato: os seguidores de Jesus Cristo são sal. Eles são chamados para dar gosto e conservar o que é facilmente perecível. Vivemos numa realidade frágil e transitória, no tempo das penúltimas coisas (Bonhoeffer). dentro desta situação, a palavra de Deus que temos a transmitir e viver, vai penetrar no mundo como sal que tempera.
Este lema levanta também um alerta: podemos perder o gosto, deixar de ter a característica básica de sal. Que os fatos registrados aqui não deixem de arder em nós, ajudando-nos a curar feridas e temperando a nossa convivência para realizamos juntos a missão que Deus espera de nós hoje, onde existem tantos valores deteriorados e insípidos.
Agradecemos a todas as pessoas que participaram na coleta destes grãos de sal reunidos neste documento: verdadeiro trabalho de garimpo,que exigiu muita dedicação, cuidado, paciência.
Que este livro, como sal, alcance seus objetivos: conservar os fatos marcantes desta Comunidade, recuperando a nossa memória histórica e colocando-nos diante dos sinais do reino de Deus lançados ao longo da caminhada desta Comunidade Evangélica desde os primeiros imigrantes, como estímulo para seguirmos nossa tarefa de Comunidade de Jesus nisto a serviço da vida
Pastor Ricardo Nör