Abertura festiva da 46ª Onase acontece esta noite e reunirá 17 escolas da Rede em Ivoti
Esta noite, a partir das 19h45min, o Instituto de Educação Ivoti (IEI) estará realizando a abertura oficial da 46ª Onase – Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação. A escola em Ivoti que há dez anos foi sede de outra edição da Onase promete emocionar os participantes na abertura do evento. Conforme os organizadores, além de apresentações artísticas, outras atrações que contam com a colaboração de cerca de 100 alunos da escola, pais, professores e funcionários da instituição farão da noite de hoje um grande momento festivo e de confraternização. A 46ª Onase reunirá 17 escolas da Rede com sede no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, envolvendo cerca de 200 alunos em disputas de Atletismo e Xadrez. Tanto a abertura como todas as competições poderão ser acompanhadas pela comunidade com entrada franca. A Onase se encerra na manhã do dia 20 de outubro.
Programação: A programação começou nesta segunda-feira, 18 de outubro, no início da tarde, com a recepção das escolas visitantes no trevo de acesso a Ivoti (em frente à Frohlich). Entre às 15h45min e 16h30min será realizado o congresso técnico de Atletismo e Xadrez e às 17 horas iniciam as primeiras classificatórias de Atletismo.
A abertura oficial do evento será realizada às 19h45min, e terá a presença do diretor do IEI, Ruben Werner Goldmeyer, do pastor escolar do IEI, Carlito Gerber, do diretor executivo da Rede Sinodal de Educação, Silvio Iung, do vice-prefeito do município de Ivoti, Èdio Klein, representando a prefeita municipal, do secretário de Educação de Ivoti, Marcelo Augusto Froelich, de um representante da Luterprev, patrocinadora do evento, além de diretores das escolas da Rede, demais autoridades municipais e representantes das entidades e empresas patrocinadoras.
A abertura festiva terá desfile das 17 delegações participantes do evento, atrações surpresas, apresentações artísticas e a realização de algumas provas de Atletismo.
Na terça-feira, 19, a olimpíada prossegue com novas provas de Atletismo e o início das disputas de Xadrez. A programação se estende até à noite. O último dia de competições, 20, se encerra no final da manhã, com a entrega das premiações, a partir das 11h30min e a despedida das delegações.
A Onase - O incentivo à prática de esportes sempre foi uma das marcas das escolas que integram a Rede Sinodal de Educação. E foi com o propósito de fortalecer a união por meio do esporte que surgia, em 1954, a primeira edição da Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação – ONASE. Organizados pelo Colégio Sinodal, de São Leopoldo, os jogos foram chamados então de Olimpíada dos Estabelecimentos Secundários Evangélicos do Rio Grande do Sul. Nascia, naquele momento, uma das maiores competições estudantis do Brasil. Na época, as distâncias eram um empecilho para a realização do evento, porém o entusiasmo e a garra que reunia alunos de diferentes rincões se repetia ao longo dos anos.
Em suas primeiras edições, os jogos ocorreram de dois em dois anos, sendo disputadas as modalidades de atletismo, basquete, voleibol e xadrez simultaneamente. Apenas 15 atletas participavam das partidas nas classes A e B, hoje denominadas categorias infantil e infanto-juvenil. A partir de 1975, o evento passou a ser anual, mas alternando os esportes. Em um ano, seriam realizadas as competições de atletismo e xadrez; no outro, basquete e voleibol.
A 1ª edição da ONASE, em 1954, realizada em São Leopoldo, contou com a participação das seguintes escolas: Fundação Evangélica e Pindorama (Novo Hamburgo), Colégio Sinodal, Instituto Pré-Teológico, Escola Normal Evangélica e Escola Técnica de Comércio (São Leopoldo), Ginásio Alberto Torres (Lajeado), Ginásio Martim Luther (Estrela), Ginásio Panambi (Panambi), Ginásio Augusto Pestana (Ijuí) e Ginásio da Paz (Santa Rosa). A atividade foi idealizada por um grupo ousado de escolas que tinham como objetivo promover jogos para a valorização das práticas esportivas e estreitar os laços de coleguismo entre as instituições secundárias do então Sínodo Rio-grandense.
Somente em 1984, escolas de Santa Catarina e Paraná começaram a integrar o evento, que passou a ser chamado de Olimpíada Nacional das Escolas Evangélicas. Atualmente, também há a participação de escolas de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso. E foi somente no ano 2000, em sua 36ª edição, que o evento recebeu o nome que hoje tem: Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação(ONASE). O objetivo foi, com a mudança da denominação, definir a identidade da competição que marca gerações de estudantes.
Programa:
Segunda-feira, 18 de outubro:
14h – 15h 30min: Recepção das escolas (trevo de acesso do Frohlich)
15h 45min – 16h 30min: Congresso técnico Atletismo e Xadrez - Sala de Conferência
17h: Provas classificatórias Atletismo - Pista
17h 30 min – 19h: Janta no IEI
19h 15min: Concentração dos atletas (Tenda da ONASE) – Máximo 6 representantes por escola
19h 45 min: Abertura Oficial - Diretor IEI, Pastor Escolar e Representante da Rede Sinodal
20h 10min – 21h 10min: Provas e premiação
21h 10 min – 21h 40min: Abertura Festiva
22h: Coquetel - Refeitório do IEI
Terça-feira, 19 de outubro:
8h 30min: Início da 2ª etapa das provas de Atletismo e Início da 1ª etapa do Xadrez (Auditório do IEI)
11h 30min - 13h: Almoço no IEI
14h: Início da 3ª etapa das provas de Atletismo e 2ª etapa do Xadrez (Auditório do IEI)
17h 30min - 19h: Janta no IEI
19h 30min: Início da 4ª etapa das provas de Atletismo
21h 30min: Término da etapa
Quarta-feira, 20 de outubro:
8h 30min: Início da 5ª etapa das provas de Atletismo e 3ª etapa do Xadrez (Auditório do IEI)
11h 30min: Entrega da premiação e despedida das delegações
Escolas participantes da 46ª Onase:
- Centro de Ensino Médio Pastor Dohms – Porto Alegre
- Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann - Horizontina
- Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke – Taquara
- Colégio Cônsul Carlos Renaux – Brusque (SC)
- Colégio Evangélico Alberto Torres – Lajeado
- Colégio Evangélico Jaraguá – Jaraguá do Sul (SC)
- Colégio Evangélico Panambi – Panambi
- Colégio Evangélico Teutônia – Teutônia
- Colégio Marthin Luther – Estrela
- Colégio Mauá – Santa Cruz do Sul
- Colégio Sinodal Barão do Rio Branco – Cachoeira do Sul
- Colégio Sinodal do Salvador – Porto Alegre
- Colégio Sinodal Ibirubá – Ibirubá
- Colégio Sinodal Progresso – Montenegro
- Colégio Sinodal São Leopoldo – São Leopoldo
- Instituição Evangélica Novo Hamburgo - Novo Hamburgo
- Instituto de Educação Ivoti - Ivoti