Seguindo uma tradição de oito anos, está acontecendo neste final de semana o intercâmbio entre os alunos da escola da Rede Sinodal de Educação Doutor Blumenau, de Pomerode, Santa Catarina, e os alunos do Instituto de Educação Ivoti (IEI). São 27 jovens, alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, acompanhados por três professores, que visitam a cidade desde ontem, quinta-feira, 11 de novembro. A proposta do intercâmbio inclui atividades culturais e esportivas na escola, passeios pela região, além de momentos de integração com os jovens da escola de Ivoti. Os catarinenses estão retribuindo a visita feita pelos alunos do IEI a Pomerode no mês de setembro.Durante a passagem por Ivoti, eles ficarão hospedados em casas de família.
A chegada ao IEI aconteceu às 20h desta quinta-feira, onde os visitantes foram recepcionados pelos alunos do IEI. Na manhã desta sexta-feira,os jovens assistiram apresentações de danças e teatro; à tarde, participaram de oficinas na escola e à noite, os estudantes puderam se divertir em uma noite de integração no Clube Palmares.
Para a aluna de Pomerode, Luisa Birgit Lochner, 14 anos, este é um momento de integração entre os alunos das duas instituições. “É legal para conhecer novas culturas e fazer novas amizades”, completa. Luisa destacou que o IEI é maior em espaço físico e achou interessante o internato. “Él egal porque acolhe pessoas de outras cidades para estudar”, acrescenta a aluna.
Já para a hospedeira de Luisa, Camila Salomão Machado, 13anos, foi emocionante ver a colega novamente, sendo que em sua ida a Pomerode, foi hospedada pela família de Luisa. “É bom vê-la novamente”, salienta Camila.
Luisa comenta que a maior ansiedade da turma de Pomerode era poder visitar o Rio Grande do Sul. “Além disso, queríamos muito conhecer o IEI”, finaliza.
Foto: Leandro de Vargas/divulgação IEI