A destinação e o volume de nosso lixo são problemas que se agravam com o passar dos anos. Agora, imagine quando o produto a ser despejado é, comumente, avaliado apenas pelo seu revestimento externo, mesmo possuindo múltiplos circuitos, fios e conexões elétricas. Trata-se do lixo eletrônico, cuja destinação inadequada pode ser ainda mais prejudicial à saúde e ao meio-ambiente, devido à presença de ingredientes como chumbo, mercúrio, cobre e zinco em sua composição.
Diante dessa realidade, o Instituto de Educação Ivoti criou, no ano de 2013, a campanha Desapegue - uma ação educativa, que buscou integrar membros da comunidade escolar, municipal e regional para garantir uma destinação adequada ao Lixo Eletrônico. Com o sucesso da 1ª campanha (que contabilizou 2760 kg de Lixo Eletrônico arrecadados), o Desapegue volta com sua proposta em 2014. O evento inicia no dia 4 de junho, transcorrendo até o dia 7 de junho.
Na abertura do evento, que ocorre às 19h30min, haverá uma palestra sobre a temática do Lixo Eletrônico na Sala de Conferências. O recolhimento vai acontecer na área coberta do Prédio 100 e os alunos do Curso Técnico em Informática do IEI serão responsáveis pela triagem dos materiais recebidos. A proposta visual da campanha ficou por conta dos estudantes do Curso Técnico em Comunicação Visual, que criaram o conceito e os cartazes do evento para esse ano.
Contribua, desapegue e não deixe de participar!
Materiais que serão arrecadados na campanha:
*Cabos
* Calculadoras
*Telefones
* Estabilizadores
*Monitores
*Aparelhos de DVD
*Vídeo cassete
* Computadores
*Calculadoras
* Celulares
* Estabilizadores
*Impressoras
* Monitores
* Mouses
*Teclados,
*Notebooks, entre outros materiais eletrônicos.