Escola Família Agrícola de Funil
Em maio de 2009, começou a funcionar a Escola Família Agrícola (EFA) na Comunidade da IECLB em Funil. A Escola ocupa um prédio da Comunidade e já se prevê a construção de uma sede própria.
As EFAs surgiram na França em 1935. No Brasil, a primeira Escola Família Agrícola foi implantada em 1969, no Estado do Espírito Santo. O objetivo das EFAs é proporcionar aos jovens do meio rural uma educação a partir da sua realidade, da sua vida familiar e comunitária e das suas atividades. Isso é possível através da Pedagogia da Alternância.
Alternância significa o processo de ensino-aprendizagem que acontece em espaços e territórios diferenciados e alternados. O primeiro é o espaço familiar e a comunidade de origem (realidade); em segundo, a escola onde o educando partilha os diversos saberes que possui com os outros alunos e reflete sobre estes saberes em bases científicas (reflexão); e, por fim, retorna-se a família e a comunidade a fim de continuar a práxis (prática + teoria) na propriedade (atividades de técnicas agrícolas).
A Pedagogia da Alternância baseia-se num método científico. Observar, ver, descrever, refletir, analisar, julgar e experimentar, agir ou questionar (através dos Planos de Estudos na família, comunidade ou na escola), procurar responder às questões (através das aulas, palestras, visitas, pesquisas, estágios) e experimentar (fazer experimentar em casa a partir do aprofundamento). O princípio é que a vida ensina mais que a escola, por isso, o centro do processo ensino-aprendizagem é o aluno e a sua realidade. A experiência sócio-profissional se torna ponto de partida no processo de ensinar e, também, ponto de chegada, pois o método da alternância constitui-se no tripé ação – reflexão – ação – ou prática – teoria – prática. A teoria está sempre em função de melhorar a qualidade de vida e de proporcionar aos jovens a oportunidade de permanecerem na atividade rural.
Parabéns para mais esta iniciativa da Comunidade de Funil!
Pastor Geraldo Graf