A educação e o ensino caminham demãos dadas.
Nos tempos atuais estão muito diferentes do que se pensava e fazia no século passado. Então podia acontecer que um pai dissesse: “Trago-lhe um menino, para que faça dele um homem. Pode bater, castigar! Qualquer regime será bom, desde que me entregue de volta um homem.”
Felizmente nos tempos atuais os métodos de ensino são bem diferentes. A didática e a psicologia nos orientam a ajudar nossas crianças a desenvolver-se com compreensão, segurança, despertando interesses, cultivando amizades, agindo qual bons jardineiros.
E é assim que a maioria dos mestres de hoje trabalha diariamente, com humildade, abnegação, e alegria com os alunos que lhe são confiados.
À escola como instituição é reservada a parte mais bela e ao mesmo tempo mais complicada da vida do ser humano na infância e adolescência. É ali que o m nino e a menina desabrocham, se desenvolvem, descobrindo o mundo além dos limites do lar. É muito grande a responsabilidade de um professor e de uma professora. E podemos dizer que ele/ela é quase que responsável pelo futuro de seus alunos.
Fui professora por mais de 30 anos. A gente erra e acerta. Alegra-se com os resultados e se aflige muito com dúvidas, problemas, tendências e com o progr ma a cumprir no tempo predeterminado.
Não nos esqueçamos de que cada criança que nos é confiada vem de família diferente, de um ambiente diferente e com outras inclinações genéticas.
Nossa maior missão não é o ensino em si, mas sim despertar o interesse, a atenção e o gosto pelo estudo e pela matéria, além de analisar as dificuldades de cada aluno, proporcionando ali um ambiente alegre e feliz, para que a escola não venha a se tornar um castigo para o estudante.
E isto requer muito tempo - que não temos – entre preparar uma aula e, depois de seu término, corrigir as tarefas e provas e organizar festinhas etc.
Não é tarefa nada fácil, ser professor (a). E talvez a dificuldade seja maior e requer mais preparo mais dedicação e mais esmero na orientação dos principiantes. O magistério exige muito amor, paciência e constância. Nunca podemos esmorecer. É bem verdade que “... educar não é cortar as asas, mas orientar o voo”.
Muitas pessoas importantes e famosas já deram suas opiniões sobre educação. Vejamos algumas:
• É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e percepção nítida dos valores. Tem de aprender do belo e moralmente bom (Albert Einstein).
• A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer. Nossos maiores recursos naturais são as mentes das crianças (Walt Disney).
• Um professor influi para a eternidade. Nunca se pode dizer até onde vai a sua influência (Henri Adams).
• Quem abre uma escola, fecha uma prisão (Edmund Burke).
• Não corra atrás das borboletas. Plante uma flor e as borboletas virão até ela (D. Elhers).
• Não encontre defeitos, encontre soluções, qualquer um sabe queixar-se (Henri Ford).
• A experiência é uma escola cara, mas é só nela que os tolos aprendem (Benjamin Franklin).
A autora é professora aposentada e mora em Curitiba/PR
Voltar para índice Anuário Evangélico 2014