Dando continuidade às comemorações do seu centenário, o Instituto de Educação Ivoti (IEI) realizará na próxima quarta-feira (27/05) um concerto musical regido pela organista Anne Schneider e a violista Hella Frank. A apresentação será realizada na Comunidade Evangélica Trindade de Ivoti, a partir das 19h30. Além de celebrar os 100 anos da escola, o evento marcará também a solenidade de doação do órgão de tubos entregue pelo IEI à igreja. O instrumento estava desativado havia 10 anos e foi acoplado junto ao órgão da paróquia. A mudança deu origem a um só instrumento que através dos jogos de tubos do órgão do IEI ganhou novos recursos, tornando-se mais potente, mais sonoro e com mais timbres para a música dos cultos e também para eventuais concertos na igreja evangélica.
O concerto das instrumentistas terá cerca de uma hora de duração e é aberto à comunidade. O repertório da dupla inclui canções de compositores famosos como Johann Sebastian Bach, Richard Wagner e Jacob Ludwig Felix Mendelssohn. No final da apresentação será feita uma coleta pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Ivoti para compra de remédios destinados a doentes da comunidade.
O novo órgão será usado por Anne Schneider para fazer a execução do concerto. Graduada em piano e órgão com especialização no Curso de Virtuosidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Anne realiza turnês pelo mundo há mais de 20 anos. Alemanha, Argentina, Bélgica, França e Itália são alguns dos países onde a organista realizou apresentações. Desde 1999, coordena e apresenta o programa Toccata na Rádio da Ufrgs. Também instrumentista de renome internacional, a violista Hella Frank é coordenadora do Curso de Extensão em Instrumentos Musicais na Ufrgs. Com o título de Mestre em Música pelo New England Conservatory, em Boston, ela toca viola como solista em orquestras no Brasil, Alemanha e Estados Unidos.
O quê: Concerto musical com a organista Anne Schneider e a solista Hella Frank.
Onde: Comunidade Evangélica Trindade de Ivoti (Rua Pastor Ernesto Schliepper, 51, bairro Sete de Setembro – Ivoti)
Quando: Dia 27 de maio às 19h30
Saiba mais sobre o IEI – O Instituto de Educação Ivoti (IEI), como hoje é denominado, tem uma longa trajetória. Sua origem remonta ao ano de 1909, no município de Taquari, onde iniciou sua história e tradição em educação e formação de professores, líderes e pessoas comprometidas com a realidade, que valorizam a integridade e a dignidade do ser humano. Com 100 anos de fundação, a instituição é fruto dos esforços de imigrantes alemães que iniciaram a construção de escolas no início do século passado e sua origem marca a inconformidade com a realidade educacional no país e a responsabilidade de oferecer uma educação qualificada. Mantida pela Associação Evangélica de Ensino (AEE), a escola integra a Rede Sinodal de Educação.
Com um projeto educacional voltado para a excelência no ensino, o IEI prima pela qualidade no ensino básico. Articulando tradição e modernidade, a instituição oportuniza uma formação diferenciada aos seus estudantes, sendo referência nos três níveis da educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com destaque para o curso Normal em Nível Médio, oferecendo, também, cursos profissionalizantes nas áreas da informática e design gráfico, Educação de Jovens e Adultos (EJA), e ainda a modalidade de Moradia Escolar, que reúne adolescentes de ambos os sexos vindos de 57 diferentes municípios do RS e de outros seis estados brasileiros.
A educação em turno inverso também faz parte do cotidiano escolar do aluno do IEI. Projetos curriculares como atletismo, robótica, teatro, idiomas e educação financeira constituem a base das atividades extracurriculares coordenadas pela escola em turno contrário ao período letivo. Iniciativas de inclusão social como os projetos: Cultivando as Flores na Adolescência, Tecnologias a Serviço da Comunidade e Apoio Sócio-Educativo em Meio-Aberto (Asema) abrem as portas para a comunidade, com o intuito de aprender informática e participar de cursos de formação profissional, entre outros.
Na avaliação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 2009, a escola figura entre as 10 melhores da região do Vale do Rio dos Sinos. O bom desempenho é reflexo de um planejamento educacional que privilegia a capacitação do aluno nas diferentes áreas do saber, aliado a projetos pedagógicos de qualidade que garantem premiações para a instituição.