Se nossos filhos e filhas do futuro nos perguntarem o que aconteceu no dia 4 de julho de 2005, com alegria poderemos responder: nesse dia teve início o MPEC, com ênfase em infância e juventude. Há décadas esse desafio acompanha nossa e outras igrejas. No caso da IECLB, estamos trabalhando no projeto da formação cristã continuada. Nesse contexto, esse mestrado chega em momento oportuno. Permitirá que pessoas se preparem melhor para refletir esse assunto e propor ações. Sim, no futuro certamente teremos ótimos motivos para falar sobre o 4/7/05 aos nossos filhos e filhas, netos e netas.
Pastor Dr. Romeu Ruben Martini, Secretário de Formação da IECLB
IEPG dá início ao Mestrado Profissionalizante em Educação
Foi aberto de forma solene, na manhã de segunda-feira, 4 de julho, no Auditório da Música, o novo curso de Mestrado Profissionalizante em Teologia – Educação Comunitária com Infância e Juventude (MPE). Trinta e três alunos e alunas formam a primeira turma, integrada por diferentes profissionais, como teólogos, psicólogos, professores, vindos de vários Estados, como Bahia, Pernambuco, Alagoas, São Paulo, Distrito federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“Poder estar aqui hoje e festivamente iniciar este Mestrado é motivo de muita alegria”, declarou a coordenadora do MPE, Dra. Gisela W. Streck, na abertura. “Foi uma longa caminhada, com momentos de apreensão, de preocupações, mas também de esperança e de certeza de que estávamos realizando um sonho que aos poucos se tornava realidade, principalmente quando vocês, agora alunos e alunas desse curso, começaram a ingressar nesse sonho, quando a realidade começou a ter nomes e rostos”, acrescentou.
Também o coordenador da pós-graduação da EST, Dr. Ricardo Rieth, mencionou a alegria de receber a primeira turma do novo curso, o primeiro do gênero na área da Filosofia, da Teologia e das Ciências da Religião em todo Brasil. “O que fazemos em termos de pesquisa e ensino precisa estar ligado à prática”, reforçou.
O dia 4 de julho de 2005 ficará marcado como o dia em que a EST passou a oferecer uma formação mais profunda com ênfase na infância e juventude, reforçou o secretário de Formação da IECLB, Dr. Romeu Martini.
O reitor da EST, Dr. Lothar C. Hoch, agradeceu ao IEPG por essa iniciativa e aos novos alunos e alunas pela confiança depositada nesse projeto da instituição, destacando a importância de qualificação nessa interface do trabalho com a infância e a juventude.
“Hoje, mais do que nunca, sem uma formação contínua se fica para trás”, reforçou o presidente do Conselho Curador da EST, Harald Malschitzky.
Coube ao professor Dr. Oneide Bobsin dar aula inaugural do curso, abordando o Fenômeno Religioso: Ritos e Mitos. Esse primeiro módulo do curso ocorre de 4 de julho a 3 de agosto, enfocando Fundamentos teológicos e antropológicos da Educação Comunitária com Infância e Juventude.