Uma intensa programação aconteceu no Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke em comemoração à Reforma Luterana. As atividades tiveram início no dia 26 de outubro, com abertura oficial da Semana da Reforma e da Mostra Luterana para os estudantes do turno da manhã. Logo em seguida, a diretora Simone Weber ministrou uma palestra: Os Caminhos de Lutero, narrando a sua experiência vivida em recente viagem à Alemanha. À tarde, alunos do Ensino Médio contaram histórias para os estudantes do Ensino Fundamental I e II, com o título Conhecendo a Vida de Lutero. Durante todos os dias ocorreram mostras do Ensino Fundamental I: Símbolos da Reforma Luterana (a Bíblia, a Rosa de Lutero, Hinário/Música, as Citações de Lutero); Ensino Fundamental II: Como Comunicamos? Palavras e Citações de Lutero: Como suas ideias seriam comunicadas na atualidade?
A programação seguiu na terça-feira, dia 27 de outubro, com contação de histórias na Creche Alice Maciel; plantio de árvore, com as turmas do 1º ano do Ensino Médio, e visitação das turmas à Mostra Luterana. Na quarta-feira, as atividades foram: entrega de doações ao Lar Padilha, dos donativos arrecadados na escola; apresentação de esquetes Comunicando Pensamentos de Lutero, com as turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio; e palestra Os Caminhos de Lutero, para os alunos do turno da tarde.
Na quinta-feira, a comunidade escolar foi agraciada pelo Sarau Luterano, onde puderam conhecer um pouco mais da vida de Lutero, ao som de músicas religiosas. À tarde foi realizada a Caminhada Luterana, pela rua principal da cidade, envolvendo os estudantes do 2º ao 6º ano, professores, equipe diretiva, o pastor Valmor Haag da comunidade local, bem como o secretário de Educação do município, professor Edmar Hollanda. A caminhada partiu da escola até a praça, onde foi realizada uma solenidade.
Para encerrar a Semana da Reforma, ocorreram, na sexta-feira, cultos na Igreja da Paz, para os estudantes da Unidade I, bem como o chá de confraternização e celebração no Lar OASE, entre os estudantes da Unidade II (Educação Infantil) e os hóspedes do ancionato, reforçando o projeto comunitário existente entre os dois departamentos da Comunidade Evangélica de Taquara.
Fonte: Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke