Gente de todas as idades e de várias confissões cristãs veio chegando à Igreja da Comunidade Evangélico-Luterana em Campo Novo do Parecis/MT; em comum estavam a amizade pelo Instituto Luterano de Educação do Parecis – ILEP - e o desejo de celebrar, com as alunas e os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, a partir do Projeto PAZ NA CIDADE. Reunimos o que as crianças produziram e expusemos na igreja, trouxemos as Meditações e o Circuito de Bricadeiras Cooperativas – o Brinc’Paz – para dentro da Celebração através de power-point com fotos, de canções e da partilha da Carta do Profeta Jeremias, que disse ao povo de Israel exilado na Babilônia: “Procurai a paz da cidade, porque, na sua paz, vós tereis paz” (Jeremias 29.7). As crianças não apresentaram resultados, mas celebraram, realmente, uma caminhada de quarenta dias de reflexão que permeou vários momentos e espaços. Algumas crianças foram convidadas a compartilhar suas redações e poesia a respeito da “Cidade dos meus sonhos”. A maquete de uma cidade, construída com todas as crianças e professoras envolvidas no Projeto, também estava entre nós. A maquete, aliada às reflexões visíveis nas frases junto aos desenhos e nas redações, expressaram a compreensão das crianças sobre o tema “Paz na Cidade” e o seu desejo de trabalhar em favor da paz!
Compartilhamos mais algumas redações e frases, além das já compartilhadas em notícia anterior sobre a produção das crianças a partir do Projeto:
Redação da Angela – 3º ano: “A cidade dos meus sonhos...”
A cidade dos meus sonhos é um lugar onde eu possa viver bem com as pessoas amigas, com hospitais, com assistência médica adequada, enfermeiras, escolas, lojas, igrejas e praças, onde todas as pessoas possam ser atendidas com respeito, carinho e amor. Devemos cada um fazer o seu papel de cidadão e cuidar do lugar onde vivemos com mais amor. Quero um lugar que possa sentir prazer de começar um dia feliz. Essa é a cidade dos meus sonhos.
Redação da Sofia – 3º ano: “A cidade dos meus sonhos...”
Era uma vez uma menina chamada Sofia, que morava com seu pai, sua mãe e o seu irmão chamado João Pedro. Eles queriam uma cidade melhor que tivesse mais coisas iguais cidade grande. Sofia, por exemplo, gostaria que tivesse mais super mercados, mais lojas, mais prédios, mais hospitais, mais farmácias, mais praças, menos bandidos, mais policiais e mais opões para as pessoas, como mais lojas de roupas. Queria mais sinalização de trânsito e que as pessoas tivessem mais respeito; que não fumassem, assim não fariam muita poluição e poderíamos viver melhor. Gostaria que plantassem mais árvores e derrubassem menos árvores e queria que adotassem mais cachorros. Que as pessoas andassem mais de bicicleta do que de carro. Assim todo mundo ia ter um mundo melhor. Essa é a cidade dos meus sonhos.
Redação do Gabriel – 3º ano: “A cidade dos meus sonhos...”
A cidade dos meus sonhos é uma cidade limpa, cheia de policiais fortes e valentes e com muitos hospitais, uma cidade sem ladrões, sem drogas, com carros voadores e com arranhacéus gigantes; com monumentos históricos nunca visto antes, sem acidentes e sem mortes e com muita gente educada e bem vestida. Uma cidade com praças para brincar e com ninjas para proteger a cidade. Uma cidade que ninguém fosse pobre.
Algumas frases de crianças do 2º ano do Ensino Fundamental (em torno de 8 anos de idade):
Desenho de um parquinho: “Eu fui para a praça da cidade com minha família e brinquei em paz com meus amigos.” (Othavio)
Desenho do globo terrestre: “Só com amor e respeito ao próximo conseguiremos um mundo mais feliz.” (Maria Antônia)
Desenho de uma cidade, com corações: “A cidade deve ser limpa, com muitas águas e árvores, sem lixo no chão.” (Ana Carolina)
Desenho de uma casa: “É preciso ter paz na cidade para que as famílias fiquem tranqüilas e sejam felizes.” (Ana Julia)
Desenho de uma cidade, com pessoas de mãos dadas: “Para que haja paz na cidade devemos começar em casa, com nossa família.” (Isa)
Desenho de um Parquinho: “Para ter paz na cidade precisamos não jogar lixo no chão e respeitar as leis.” (Maria Eduarda)
Desenho do globo terrestre: “Estar em paz com a minha família e não desrespeitar o próximo, ter educação com as pessoas ao meu redor, ajudar a quem precisa.” (Pablo)
Jesus disse: “Deus ensinou as crianças e as criancinhas a oferecerem o louvor perfeito.” (Mateus 21.16)