Missão nas Escolas



ID: 2662

BOM JESUS/IELUSC: Tradição e Inovação

Há 90 anos contribuindo para o desenvolvimento do Norte Catarinense

01/03/2016

bomjesusIII-r
edbásica17-r
revi3-r
1 | 1
Ampliar

Hoje, dia 1º de março, o BOM JESUS/IELUSC completa 90 anos e tem muitos motivos para comemorar. Ao oferecer ensino de qualidade, da Educação Básica ao Ensino Superior, tornou-se reconhecido e está entre as melhores instituições educacionais do sul do País.

Desde a fundação, em 1926, a Instituição acolhe gerações e forma líderes, autênticos agentes transformadores da sociedade. A sua contribuição social também se evidencia pelo compromisso com o desenvolvimento humano.

Todos os anos, o BOM JESUS/IELUSC amplia o número de bolsas de estudo e de projetos de extensão, que atendem a comunidade, beneficiando principalmente os que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Na Educação Básica, dispõe de mais de 500 bolsas de estudo. No Ensino Superior, cerca de 200 acadêmicos usufruem de bolsas e de financiamentos.

Conheça um pouco mais sobre o BOM JESUS/IELUSC.

Cartola: Educação Básica
UMA ESCOLA PARA O MUNDO

Educação com foco no ensino de idiomas a partir do Jardim. A Instituição oferece programas bilíngues, em inglês e em alemão, com aulas ministradas por professores nativos.

Atento às transformações sociais, o BOM JESUS/IELUSC busca atender às demandas regionais e do mundo globalizado. A Instituição oferece infraestrutura completa, com ampla área verde e complexo esportivo, e emprega as melhores práticas pedagógicas em diferentes níveis de ensino.

Um importante diferencial é o ensino de idiomas, presente no currículo regular a partir do Jardim A. No Ensino Fundamental, são oferecidos programas bilíngues, em inglês e em alemão, que propõem imersão nos idiomas, experiência cultural e contam com professores nativos. As atividades são estruturadas para que o aluno conquiste certificação internacional que ateste sua proficiência. Com essa certificação, o aluno estará apto, por exemplo, para estudar no exterior.

Segundo o Diretor Geral da Instituição, Silvio Iung, essas atividades fazem parte do Programa BONJA Educação Integral, que proporciona a permanência do aluno na escola durante dois turnos, matutino e vespertino, incluindo o almoço em um restaurante na própria escola. O aluno é acompanhado em todos os momentos. Também são oferecidas mais de 20 atividades extras nas áreas do esporte, das artes e da música, complementa.

No Ensino Médio, ressalta o diretor, a dimensão pedagógica do currículo segue parâmetros inovadores e é norteadora para as escolhas profissionais dos alunos - uma metodologia que traz resultados, pois frequentemente a Instituição se destaca nas avaliações oficiais do estado e seus egressos têm boas colocações nos principais processos seletivos do País. No Enem, nos últimos anos, o BOM JESUS/IELUSC tem obtido a melhor nota entre as instituições de ensino de Joinville e do norte de Santa Catarina. No último resultado, divulgado em agosto de 2015, a escola confirmou essa posição.

Para os alunos desse nível de ensino, é oferecido o Programa do Bacharelado Internacional – IB, que é realizado concomitantemente ao currículo brasileiro. Os alunos cursam, durante dois anos, disciplinas com conteúdo internacional, sendo as aulas ministradas em inglês. Para concluir o programa, é necessário efetuar testes escritos e orais. Os alunos obtêm as habilidades necessárias para o ingresso em universidades internacionais e estarão plenamente capacitados a realizar os exames de admissão em universidades nacionais, destaca o diretor.

Em 2015, a Instituição formou a primeira turma IB e todos os alunos participantes foram aprovados com destaque. As provas foram corrigidas por avaliadores nos Estados Unidos.

Ao posicionar-se como uma escola com ensino de padrão mundial, o BOM JESUS/IELUSC passou a ser procurado por instituições internacionais. Dessa forma, conta com a presença de um grande número de estrangeiros, propiciando a socialização de conhecimentos e a aprendizagem aprofundada dos idiomas. Vale ressaltar o incentivo à realização de intercâmbios. Para tanto, o BOM JESUS/IELUSC mantém parcerias com instituições norte-americanas, europeias e australianas.

Exames de proficiência em alemão

O BOM JESUS/IELUSC atua como certificador de proficiência em idioma alemão (A1, A2, B1 e B2/C1). Apenas três instituições de ensino em Santa Catarina estão aptas a realizar esses exames.

Nos dois últimos anos, a escola contou com o maior número de participantes em provas de proficiência em língua alemã no sul do País, tendo a aprovação de 100% dos participantes.

Cartola: Ensino Superior
IELUSC: PARA QUEM QUER QUALIDADE

Cada vez mais, o IELUSC consolida-se no mercado educacional do /Norte Catarinense pelo conceito de qualidade. Prova disso é que, em 2015, o Ministério da Educação (MEC) atribuiu Nota 4 (Forte) à faculdade, em uma escala de 1 a 5.

Os cursos também contam com avaliação positiva no MEC, com destaque à ampla infraestrutura, ao projeto político-pedagógico atualizado às demandas do mundo do trabalho e ao quadro docente altamente qualificado, composto majoritariamente por mestres e doutores.

Em 22 anos, o IELUSC já formou mais de 1.600 profissionais da área da saúde e da comunicação e muitos conquistaram o primeiro emprego na área antes mesmo de completarem a metade do curso. É igualmente expressivo o número de aprovados em concursos e em processos seletivos de pós-graduação como o mestrado. Há ainda os que desenvolvem espírito empreendedor e optam por abrir o seu próprio negócio.

De acordo com o Diretor de Ensino Superior do IELUSC, Paulo Aires, o trabalho está alinhado com os interesses das comunidades local e regional. A cada dia, a IES está mais sólida e reúne condições para implementar projetos ousados e novos cursos de graduação.

Outro diferencial é a possibilidade de os estudantes participarem de projetos de pesquisa e de extensão, que além de ampliarem ainda mais sua visão de mundo, contribuem para a melhora da qualidade de vida de diferentes grupos sociais.

Conheça alguns projetos:
CLÍNICA-ESCOLA DE NUTRIÇÃO

Propicia atendimento nutricional gratuito para a população de baixa renda em Joinville. Em média, são realizadas 400 consultas por ano. Desde 2008, já foram atendidos mais de 1.400 pacientes. Em breve, a Instituição também oferecerá serviços de clínica-escola em Fonoaudiologia.

JORNAL PARAÍSO 
O projeto, realizado no bairro Jardim Paraíso, baseia-se no conceito de jornalismo comunitário, em que a comunidade participa produzindo textos e definindo pautas e linha editorial. O trabalho tem servido para a afirmação da identidade do bairro em contraponto ao estigma de violência. Os exemplares são distribuídos gratuitamente.

CASA DA CULTURA DIGITAL MULTIPLICA
Inclusão digital também é inclusão social. Em 2015, o projeto possibilitou a criação do e-book “Conectando saberes: manual para gestão de blogs escolares”. Neste ano, promoverá atividades de formação de professores em escolas públicas de Joinville. 

CENTRO DE DIREITOS HUMANOS
O projeto contribui para o espaço Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Bráz e presta serviços de comunicação nas áreas de assessoria de imprensa e de comunicação institucional.

A ENFERMAGEM NA ESCOLA:
PROMOVENDO AMBIENTES RELACIONAIS SAUDÁVEIS.

O projeto propõem atividades de educação em saúde para alunos do ensino fundamental, abordando temas como meio ambiente, cultura da paz e não violência.

MISSÃO CRIANÇA
O curso de Educação Física realiza ações na Associação dos Amigos do Projeto “Missão Criança”, da comunidade do bairro Jardim Paraíso. As atividades, de caráter esportivo, rítmico e expressivo, visam à qualidade de vida para crianças e para adolescentes.

DANÇA NA ESCOLA
O projeto implementa ações que valorizam e incentivam a prática da dança entre os alunos de 9 a 13 anos da Escola Municipal João de Oliveira, de Joinville. A atividade busca possibilitar a vivência da dança como prática corporal e social na comunidade escolar e proporcionar ao acadêmico de Educação Física o exercício da prática da dança na escola.

Ações pedagógicas relevantes:
AEP

Os alunos de Publicidade e Propaganda têm a oportunidade de atuar em uma agência, desenvolvendo projetos reais por meio da prática publicitária e de ações experimentais de gestão da comunicação aplicada ao terceiro setor.

REVI
Os alunos de Jornalismo podem experimentar a internet como veículo de informação. Eles têm como referência editorial a cobertura de atividades internas, o olho crítico sobre o cotidiano de Joinville e o debate sobre questões da comunicação no Brasil e no mundo.

RASTROS
A Revista Científica Rastros é editada pelo Núcleo de Estudos em Comunicação (Necom). Situada na linha de pesquisa Comunicação, linguagem e cultura, privilegia a investigação teórico-metodológica dos processos de produção, de circulação e de consumo dos modos de comunicação, midiáticos e não midiáticos, em suas articulações complexas com a cultura contemporânea. A revista está indexada no sistema nacional de avaliação de periódicos científicos Qualis/CAPES.

Entre as melhores faculdades do País
Seis cursos da Instituição estão presentes no ranking das melhores faculdades do País. A avaliação foi conferida pela Editora Abril, que para auxiliar estudantes de todo o Brasil na procura por formação de qualidade, atribui estrelas aos cursos. A equipe avaliou as estruturas pedagógica e física, as atividades teóricas e práticas, a titulação dos professores e os projetos de pesquisa e de extensão.

Receberam três estrelas os cursos de Jornalismo, de Nutrição, de Publicidade e Propaganda e de Educação Física. Destaque para Enfermagem, que conquistou quatro estrelas. E essa não é a primeira vez que os cursos figuram entre as melhores faculdades do País: Nutrição recebeu a menção pela segunda vez consecutiva e Enfermagem, pela quinta vez. O selo de qualidade foi atribuído ao curso de Jornalismo por sete vezes, consecutivamente nos últimos cinco anos.

Cursos oferecidos:
Administração
Educação Física (Licenciatura)
Educação Física (Bacharelado)
Enfermagem
Fonoaudiologia
Jornalismo
Nutrição
Publicidade e Propaganda
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br