A adaptação é um processo ou situação que ocorre quando há uma mudança, crescimento, desenvolvimento e amadurecimento.
Relacionando-se ao movimento da pré-escola adaptação é um momento onde crianças, pais, avós e pessoas próximas passam a vivenciar novas relações afetivas no grupo. Ocorre a entrada desta na criança na pré-escola. E este período irá favorecê-la para uma construção mais ampla do mundo social que a cerca.
Cria-se uma expectativa em todos os envolvidos, principalmente nos pais e na criança, diante desse novo desafio por que ela passará. O espaço educacional será um ambiente totalmente diferente daquele que a criança costuma frequentar. Surgem aí novas ideias, amizades, aprendizados que oportunizarão a ela diversos saberes.
Mas, para que esse momento ocorra de uma maneira tranquila, é necessário sempre estarmos atentos a diversos obstáculos que podem surgir nessa nova caminhada.
Podemos dizer que o primeiro passo é a busca dos pais por um espaço educacional que possa suprir as expectativas e anseios deles. Isto é importante porque cada espaço traz uma proposta de trabalho diferenciada que muitas vezes é algo muito diferente de suas vivências.
Cada Escola de Educação Infantil tem um ponto de vista diferente a respeito da entrada da criança na pré-escola e da sua separação (parcial) dos entes mais próximos. Há escolas que tentam ignorar esta “crise” e não traçam nenhum plano para este momento. Isto provavelmente é uma postura que se baseia na posição tradicional, onde esta separação é compreendida como algo normal e não tão relevante. Mas existem escolas que tem um entendimento diferenciado, que se preocupam e proporcionam um acolhimento agradável para a criança. Isso ocorre nos diversos os espaços e dentro da sala, entre professores e crianças onde estará sendo reconhecida a importância da ligação entre pais e filhos.
Providenciar e agendar uma visita prévia a dois ou três espaços educacionais infantis será muito importante. Buscar observar o local, os espaços, conhecer a Proposta de Política Pedagógica da instituição, informar-se sobre a proposta de trabalho e como funciona o dia-a-dia da criança, tudo isto são pontos a esclarecer previamente. Isso trará mais clareza e fará com que os pais tenham uma visão mais ampla do local que seu filho irá frequentar e o que ali acontecerá em termos de cuidado e de aprendizagem. E isto também contribuirá para que os pais tenham mais segurança em deixá-los ali. E pais seguros passam segurança aos filhos, com certeza.
Muitos sentimentos estarão envolvidos nos primeiros momentos da adaptação. Os pais e familiares precisam compreender que para algumas crianças este é o primeiro espaço em que ficará fora do seu ambiente convencional que lhe dá segurança, amor, alimentação e supre as suas necessidades. Geralmente esta é a primeira grande separação que a criança irá enfrentar.
A Instituição de Educação Infantil então precisará oferecer um projeto que propicie um bem período de adaptação à criança. O espaço educacional, equipe gestora, as professoras e demais funcionários deverão estar preparados para receber essas crianças dentro de suas necessidades. Algumas terão mais facili- dade em enfrentar esse momento, mas também haverá crianças que passarão por um período um pouco mais longo de adaptação.
Aos poucos a criança começará a tornar- se um pouco mais independente de sua mãe. E também ela, a mãe, terá que trabalhar esse sentimento de perda que poderá surgir em alguns momentos. Esse período de entrada da criança no espaço educacional infantil dará aos pais a impressão de estar antecipando a inde- pendência da mesma; tarefa não tão fácil para ambas as partes.
Os pais deverão estar cientes que a criança passará por este momento chamado “adaptação”. Cabe então à instituição de ensino encontrar soluções para esses conflitos momentâneos buscando uma parceria imprescindível com os pais.
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