Luteranos em Contexto



ID: 2650

Estação Maio 2017: Vocação

Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
Estação Maio 2017: Vocação
1 | 1
Ampliar


Estações do Jubileu - Estação de Maio/2017: Vocação

O projeto das Estações do Jubileu da Reforma convida todos e todas a, neste mês de maio de 2017, relembrar o chamado que Deus nos faz para exercermos a nossa vocação diariamente conforme a sua Palavra.

Vocação é referência importante em uma realidade que insiste em tentar convencer que a vida não tem sentido além do consumismo. Deus nos dá rumo, preenche a nossa vida com propósito. Ele nos vocaciona! A vocação é, portanto, presente de Deus! Em resposta, somos, sem exceção, convidados e convidadas por Ele a, em gratidão, cumprir o mandato da vocação.

Viver a vocação no dia a dia é relembrar o chamado que Deus nos faz para servir. O chamado é um convite honroso feito por Deus para que sempre de novo nos coloquemos no lugar das pessoas com as quais nos relacionamos, com a finalidade de sairmos de uma visão individualizada, que tem opinião para tudo e que julga apenas a partir de uma única verdade: a própria. O chamado de Deus nos convida a superar o egoísmo, a vaidade, a discriminação.

Deus cuida de pessoas por meio de outras pessoas! Não importa qual função exercemos, somos criaturas vocacionadas para cuidar. Este cuidado começa em casa, como pais e mães, filhos e filhas, segue na Comunidade cristã e se estende para dentro da Comunidade civil. Somos pessoas vocacionadas por Deus para exercermos as nossas funções, as nossas profissões, o Ministério com Ordenação como cooperadores e cooperadoras do próprio Deus, para a construção de um mundo mais justo, mais cuidadoso com as pessoas e com a natureza.

O ano do Jubileu da Reforma, em especial este mês, nos abre a possibilidade de rememorar o primeiro chamado de Deus, feito no Batismo. Pela graça de Deus, somos pessoas acolhidas e libertas para fazer parte da Missão de Deus no mundo e na sociedade em nossas atividades cotidianas. Lutero apontou para o valor e a importância das atividades relacionadas à subsistência, à organização social e à vida cultural e afirmou serem elas boas e desejadas por Deus. Nelas vivenciamos o nosso mandato de filhos e filhas de Deus, vocacionados e vocacionadas para a promoção da dignidade da vida. Assim, a vocação tem uma perspectiva mais ampla e não se restringe ao Ministério com Ordenação.

A Presidência da IECLB convida as Comunidades, os Ministros, as Ministras e as lideranças a ficarem atentas para as Estações do Jubileu, que ocorrerão até o final deste ano. A terceira Estação, referente ao mês de maio, traz eventos importantes na sua agenda, como o dia 1º, lembrado mundialmente como o Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Esta data serve para nós, Comunidade cristã, como um impulso para refletir sobre a vocação nas diversas ocupações exercidas pelas pessoas que formam a Comunidade. O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, dia 14, nos dá a oportunidade de realçar a importante função exercida pelas mães na família e, consequentemente, na sociedade. O dia 20 nos lembra a Ascensão do nosso Senhor Jesus Cristo, que, ascendendo junto à glória do Pai, após a vitória sobre as forças da morte, nos chama a sermos pessoas esperançosas, que vivem e anunciam, desde agora, a realidade de um mundo novo.

É por isso que dedicamos a Estação de Maio ao tema “Vocação”. Subsídios para abordar a temática podem ser encontrados no Portal Luteranos , em especial na busca por temas, tais como Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador/a, Dia das Mães, Dia da Ascensão. Na página oficial da IECLB no Facebook (https://www.facebook.com/IgrejaEvangelicadeConfissaoLuterananoBrasilOficial), serão postados e-cards (cartões eletrônicos) que podem ser compartilhados. No Jorev Luterano (http://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/500-anos/500-anos-jornal-evangelico-luterano), desde 2012, as páginas centrais propõem uma série de reflexões em torno de Lutero e da Reforma.

Vivamos a vocação de Deus no contexto em que estamos inseridos, fazendo parte da grande rede mantenedora da vida. Com os dons e talentos a nós confiados, vivamos a fé segundo os valores evangélicos da justiça, da paz e da solidariedade.

Fraternalmente

Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br