PPHM NA AMAZÔNIA FOI UM PRESENTE DE DEUS
“Minha vida é andar por este país, pra ver se um dia descanso feliz. Guardando as recordações das terras onde passei”.
E quantas recordações tenho desses milhares de quilômetros percorridos nos últimos meses. Aqui conheci pessoas com o desejo ardente de viverem a sua fé, mesmo diante de tantas limitações; fui inspirado por um presbitério engajado e comprometido em não deixar a peteca cair, quando a sua volta muitos fatores contribuíam para o contrário; convivi com um mentor pastor apaixonado pelo que faz e zeloso com o seu rebanho, ensinando, algumas vezes, sem precisar dizer muito; fui carinhosamente acolhido por um Sínodo que tem uma grandiosa missão numa vasta área geográfica.
A canção de Luiz Gonzaga, além de acompanhar o nosso ministério itinerante, representa um pouco o que é a missão em Porto Velho e regiões próximas (nem tão próximas assim): encontro e comunhão de fé. Depois de 17 meses, finalizo o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Porto Velho, sob a mentoria do Pastor Jadecir Rodrigues Coelho.
O meu coração está cheio de gratidão por todas as recordações desses encontros, como o Apóstolo Paulo, quando escreveu à comunidade em Filipos: “Sempre que penso em vocês, eu agradeço ao meu Deus. E todas as vezes que oro em favor de vocês, oro com alegria por causa da maneira como vocês me ajudaram a anunciar o evangelho” (Filipenses 1.3-4).
Não termino esse período prático da mesma forma que iniciei, seja no âmbito da fé, seja na vida pessoal. O meu respeito e admiração pelo povo de Deus em Porto Velho-RO, Triunfo-RO, União Bandeirantes-RO, Nova Mamoré-RO, Nova Dimensão-RO, Boca do Acre-AM, Apuí-AM e Rio Branco-AC. Aqui existem pessoas que querem viver a sua fé! E vivem com muita persistência. Todas as pessoas, em algum momento da vida, deveriam conhecer a Amazônia.
Texto: Lohan Schulz Tesch – Ministro Religioso Candidato
Fotos: Acervo pessoal