Nos dias 18, 19 e 20 de novembro aconteceu no Centro Luterano de Formação a XIV Assembleia Sinodal do Sínodo da Amazônia - IECLB. Na Assembleia tivemos a presença do Prof. Dr. Oneide Bobsin, Reitor das Faculdades EST, que palestrou no sábado pela manhã e no Equinha (Encontro de Ministros/as do Sínodo da Amazônia), que aconteceu após a Assembleia, em ambas as Palestras abordou o tema Confessionalidade Luterana, levando cada qual a refletir na sua identidade enquanto Cristão/ã de Confissão Luterana no Brasil. Também esteve presente a Pa. Dra. Renate Gierus, coordenadora pastoral e programática do Conselho de Missão entre Indígenas (COMIN), que falou sobre o trabalho da IECLB com povos indígenas.
Foram dias de decisões, comunhão e partilhas de experiências entre irmãos e irmãs na mesma fé. Tendo estes proferido a mensagem, abaixo, para todas as pessoas que congregam no Sínodo e, bem como na IECLB:
“A XIV Assembleia Sinodal começou com o imperativo que nos traz este novo tempo: Buscar a paz na criação e a glória a Deus. Como Sínodo da Amazônia, somos desafiados a assumir a responsabilidade para com o que nos cerca. Optar por ter esperança e fé é optar por viver no compromisso que liberta e sustenta. Optar por atuar em nosso Sínodo com ânimo é dizer sim ao trabalho de Deus em nosso meio. É ser liderança luterana que se identifica na base de Cristo apoiada pela fé, escritura e graça.
Somos um povo honesto, trabalhador, espiritualmente vivo e atuante como integrantes de nossa IECLB aqui no Sínodo da Amazônia. Estamos vivendo o término de nosso projeto missionário 2008 -2012. Desempenhamos a missão de Deus neste período com responsabilidade, identidade, fé, compromisso e amor. A mensagem da Assembleia Sinodal para as comunidades do Sínodo da Amazônia é de otimismo e fortalecimento. Nosso Sínodo jovem, como o Lema de nossa Igreja para este ano de 2012, está pronto, revigorado e entusiasmado para o novo tempo. Façamos em conjunto, ou seja, junto com, Deus, seu povo, suas lideranças, comunidades, ministros e ministras estes novos dias.
Deixamos às comunidades o texto de Mc 4: a parábola do semeador. Estamos a semear. É tempo de fazermos nosso jardim, Jardim de Lutero, jardim de Evangélicos de Confissão Luterana no Brasil. Nosso Sínodo plantou sua árvore neste jardim, um ipê amarelo. Que suas flores embelezem nosso convívio, trabalho e empenho. Que elas se unam as flores de nossos altares nos campos de atividade ministerial. Somos um só jardim e nosso perfume é o testemunho. Testemunhemos com paz, glória e com espírito jovial. Esta é a mensagem do nosso Sínodo, Assembleia Sinodal e P. Sinodal Mauri Magedanz a todos os luteranos na Amazônia.
Que Deus nos abençoe. Amém.”