Um estudo do 5º ao 10º Mandamentos – leia Êxodo 20
Os mandamentos foram usados ao longo dos anos muito mais como instrumentos de opressão e mecanismo de controle do que como diretrizes para uma boa convivência e compromisso com uma vida libertada. Por isso, é comum que crianças, jovens e adultos sintam os mandamentos como peso a ser carregado e têm em relação a eles um sentimento de rejeição.
A resistência frente aos mandamentos está relacionada diretamente com a educação recebida desde a infância. Os tantos “não” proibitivos dos mandamentos rememoram uma educação marcada por muitos “não” que foram diariamente ditos na infância sem que se dissesse o “porque” de cada “não”. É preciso trabalhar as negações, o moralismo e o legalismo presente em nossa formação para sermos seres conscientes. Libertos e responsáveis para agir conforme a vontade de Deus no mundo.
Objetivos deste estudo:
- vivenciar o impacto do “não” na formação de nossa personalidade e no convívio diário;
- compreender que os mandamentos têm a intenção de libertar as pessoas e que não deve ser usado para escravizar o próximo;
- procurar meios de superação de sentimentos negativistas, legalistas e de rejeição em relação aos mandamentos para uma relação de liberdade e de compromisso;
- vivenciar e expressar formas de atuação e organização da vida e da sociedade que espelha a vontade de Deus como compromisso de pessoas libertas da escravidão.
Dinâmica/vivenciar/experimentar:
“para cada não, um porquê”
- tome consciência das vezes que diz o “não”
- vivenciando o “sim” e o “não”
- para cada negação uma afirmação
Imperativo ético
- você poder ler/ver os mandamentos do ponto de vista da negação mas experimente ver do ponto de vista invertido, da afirmação:
Não mate = (quer dizer) preserve a vida
Não adultere = (quer ensinar) preserve a confiança e a liberdade
Não roube, não cobice = ajude o próximo a conservar sua família, seus direitos e seu meio de vida.
Não mentir = fale a verdade e pratique a justiça
O imperativo maior de todos estes mandamentos pode ser resumido na expressão vida. A vida precisa ser preservada acima de tudo. Sem ela não haverá liberdade.
(conteúdo adaptado do livro: Dez Mandamentos – liberdade e compromisso, série educação cristã volume5)
Pergunta vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?
Passe adiante!
Precisamos começar JÁ!
Carla, pastora paróquia leste