A 3ª lei da qualidade de vida é LIBERTAR A CRIATIVIDADE: SUPERAR A ROTINA
Podemos dizer que superar a rotina é fazer coisas fora de nossa agenda que nos dão prazer.
Libertar a imaginação e ou surpreender as pessoas que nos rodeiam é penetrar além da rotina dos comportamentos de quem amamos e conquistá-las por dentro.
Muitos se dedicam tanto ao trabalho ou estudo e acabam se esquecendo de quem vive ao seu lado (família, amigos, vizinhos...). Essa dedicação exagerada ao trabalho ou estudo, e a ausência quase completa das relações pessoas com as pessoas que mais perto de nós estão podem nos levar a doenças como depressão ou uso de drogas.
Que espécie é esta que detesta a solidão, mas faz tudo para cultivá-la?
Os desafios geram medo, o novo causa pânico e por isso raramente as pessoas saem da rotina.
O MESTRE DOS MESTRES: QUEBRANDO A ROTINA, QUEBRANDO O PROTOCOLO E SURPREENDENDO A TODAS AS PESSOAS (Lc 22.54-62; Lc 12.1-10; Mc 1.40-42; Lc 8.40-56; Lc 7.32-36; Mt 5.1-12).
Quando Pedro negou Jesus pela terceira vez, Jesus esqueceu-se de sua dor e o olhou com um olhar repleto de amor e nesse olhar, mesmo sem dizer nenhuma palavra, demonstrou todo seu amor e sua compreensão.
Pedro reconheceu sua fraqueza e aprendeu mesmo sem ouvir nada.
Jesus nunca pressionou nem manipulou ninguém, somente convidou.
Tocava e falava com carinho às pessoas leprosas.
Participava de festas e jantares (como na casa de Zaqueu, que O recebeu e mudou sua conduta).
No meio a uma multidão, Jairo Lhe suplicou para salvar com urgência sua filha que estava morrendo.
Ao pedido Ele começa a se dirigir à casa de Jairo, a multidão O segue e por isso não consegue ir tão rápido, nesse entremeio Jesus para, olha, e pergunta: “Quem me tocou?”
Todos com pressa, mas Ele ainda tem tempo para acolher e socorrer uma mulher que sofria há doze anos com hemorragia e a ela Ele dirige as palavras: ”Filha, a sua fé lhe salvou; vai em paz e fica livre do seu mal.”
Neste momento alguns empregados vêm dizer a Jairo que sua filha havia morrido. Jesus também dirige uma palavra de esperança: “ Não tenha medo! Creia somente!”
Entrando no quarto com Jairo, sua esposa e três discípulos, devolve a vida à menina dizendo: ”Talitá cumi!”, que quer dizer:: Menina, eu lhe mando, levante-se!
Ninguém reclamava de rotina ao se aproximar dEle. Jesus não economizava elogios, era agradável, cativante, alegre, espontâneo. Até seus opositores não conseguiam se distanciar dEle.
AMO A DEUS
Amo a Deus:...
...
E deu-me o riso para que o desse
E uma felicidade para semear
E me ensinou a valer de tudo
Ao me dar o susto e o medo,
E as doenças,
Para que forte me fizesse.
Ele me pega pela mão
E eu sei o que é o amor.
(anônimo)
Sílvia Renate Baxmann Carrupt