Queridas comunidades, gostaria de nos colocar o desafio de estudar e refletir o tema do ano de nossa Igreja: Missão de Deus, nossa paixão”! Quem participou dos cultos no primeiro semestre, participou do lançamento do tema. Dando continuidade a esta reflexão que pode motivar-nos em nossa tarefa de ser igreja de Jesus Cristo onde vivemos.
Faça-se esta pergunta, você tem uma missão? O que é missão? Porque você está nesta vida, neste lugar, vive determinadas situações?
Há uma fábula que nos ajuda a entender o que é missão. É a seguinte história: “O fósforo e a vela”:
Certo dia o fósforo disse para a vela:
-Minha missão é te acender.
-Ah, não, disse a vela. Você não vê que sê me acender meus dias estarão contados. Não faz uma maldade dessa não.
- Então quer permanecer toda a sua vida assim dura, fria, sem nunca ter brilhado, perguntou o fósforo.
-Mas ter que me queimar. Isso dói! Consome as minhas forças, murmurou a vela.
- Tem toda razão, respondeu o fósforo, esse é precisamente o ministério de sua vida. Você e eu fomos feitos para ser luz. O que eu, como fósforo posso fazer é muito pouco. Mas se passo a minha chama para você, cumprirei com o sentido de minha vida. Eu fui feito justamente para isso: para começar o fogo. Você é vela. Sua missão é brilhar. Toda sua dor, sua energia se transformará em luz e calor.
Ouvindo isso a vela olhou para o fósforo que já se estava apagando e disse:
- por favor, acende-me.
A partir do ensino bíblico, a palavra missão está relacionada ao “envio” para um “encargo” ou “serviço”. No entanto, não é algo que parte em primeiro lugar das pessoas, mas sim, de Deus.
O tema deste ano relaciona paixão com missão. Isso faz sentido por que desde o começo da história Deus cria tudo de forma apaixonada, amorosa. Ele pôs ordem no caos e criou o ser humano à sua imagem e semelhança.
Deus nos deu e nos dá prova de amor. A missão de Deus tem a ver com amor e paixão. Isso não é pouca coisa, tem um valor inestimável! Custou muito para Deus, por exemplo, dar seu próprio Filho. O alto custo de este Filho ter sido entregue em nosso favor. Para nós, seres humanos, um presente, porém para Deus um alto preço: o derramamento do seu próprio sangue em Jesus!
Por isso, a missão, o serviço, do qual a igreja está nos desafiando a enxergar, não se origina nas igrejas e nas comunidades. Não é decisão de pessoas. A missão é de Deus!
Missão de Deus: realizar seu projeto, reinado de justiça, paz e vida digna a toda criatura.
Então podemos entender que Deus chama as pessoas e as envia. Você caro irmão, cara irmã em Cristo, já descobriu qual a sua tarefa, missão para a qual Deus tem lhe chamado? Está colocando a serviço da outra pessoa necessitada o dom que recebeu?!
Gostei imensamente quando ouvi em dialogo com a presidente da comunidade de Ferraz esta frase: “poxa, como seria bom se cada pessoa colocasse um dia do seu trabalho em favor da igreja, na igreja!”
Carla, pastora – “abençoe e acompanhe-nos o trino Deus, Pai, Filho e Espirito Santo em todos os caminhos para a divulgação da missão divina. Façamos isto com alegria e gratidão. Amém”
(reflexão adaptada do Cadernos de Encontros – X , núcleo sudoeste, sínodo rio Paraná)