Mensagem da XXVIII Assembleia e Conselho do Sínodo Mato Grosso
Como é bom e agradável que o povo de Deus viva unido como se todos fossem irmãos! Salmo 133.1
Com grande ânimo e alegria, o Conselho e a Assembleia do Sínodo Mato Grosso reuniram-se em Cuiabá, nos dias 08 a 10 de junho de 2023. A reflexão do tema da Assembleia, Vida em Comunidade, foi conduzida com grande maestria pelo psicólogo Carlos “Catito” Grzybowski. Em sua reflexão ele nos lembra de que a comunidade é o lugar de encontro e reencontro, espaço onde nos encontramos conosco mesmos, em nossas falhas, angústias e traumas, e nos encontramos com outras pessoas, ou seja a Comunidade é um lugar para vivermos nossa humanidade.
Catito lembra que “uma Comunidade só se concretiza quando decide conscientemente quebrar essas barreiras e sair do comodismo das amizades e estender a mão aos ‘inimigos’”. Como pessoas cristãs precisamos entender e aceitar que somos uma mistura de luz e trevas, qualidades e defeitos, amor e ódio. O pastor Sinodal Elisandro Rheinheimer, em seu relatório nos relembra de que “a comunhão sempre é via de mão dupla: é comunhão com Deus e comunhão com as pessoas; é dom e tarefa, graça e chamado”. A Comunidade é o lugar onde Deus chama as pessoas para uma vida completa e integral; afinal quando aceito minha limitação e a da outra pessoa, posso viver em autenticidade e liberdade.
Se por um lado a Comunidade é um espaço humano, também é um espaço completamente divino, pois ali se vive o amor, a partilha, a comunhão e especialmente se vive o perdão. A comunidade não é uma obra que depende das pessoas, mas é uma ação da graça de Deus. Assim, a comemoração dos 200 anos de Presença Luterana no Brasil nos traz o desafio de continuarmos aprendendo a caminhar sob o guiar reconciliador do Espírito Santo de Deus, vivendo a comunhão e aprendendo com as diferenças. É assim que o Sínodo Mato Grosso, em sua missão, quer ser uma Igreja que vive, compartilha e caminha com as pessoas, como motiva o Tema do Ano da IECLB: Vocês são o sal da terra. Vocês são a luz do mundo. Mateus 5.13s.
Pa. Raquel Kralike Lopes e Diác. Vanderlei Hüther
Comissão de Mensagem