Mensagem da XX Assembleia Sinodal.
Pela graça de Deus, livres para cuidar. “Buscai o bem e não o mal.” (Am 5.14a)
Em um clima de alegria e fé reuniram-se nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2016, na Casa Meribá, Chapada dos Guimarães, membros da IECLB oriundos das Paróquias do Sínodo Mato Grosso para a sua 20º Assembleia Sinodal.
Motivados pelo tema “Crescendo em Intencionalidade Missionária”, as lideranças, ministros e ministras das Paróquias partilharam experiências e ouviram relatos apaixonados sobre ser Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Sabemos que Deus, por meio da suaIgreja, tem algo muito precioso a oferecer ao mundo, por isso lembramos com paixão da nossa identidade confessional, da nossa seriedade como Igreja, do cuidado com as pessoas e com pregação do Evangelho e a Administração dos Sacramentos.
Concluímos que o impulso missionário da Igreja depende, principalmente, de se estar presente na vida das pessoas e fazer com que elas se sintam importantes e valorizadas dentro da comunidade. Nesse sentido, fomos agraciados com os testemunhos de fé e de vida de membros da nossa Igreja que foram tocados pela ação do Espírito Santo que chegou até eles por meio de gestos de acolhimento, cuidado e amor.
Reafirmamos que se faz necessário ser Igreja que cura feridas e que é livre para cuidar dos seus membros, das comunidades e do mundo. Constatamos, diante das estatísticas, dos relatos de pessoas cristãs que professaram sua fé de acordo com a Confissão Luterana e aquelas que se tornaram Cristãs que muito mais do que palavras é necessária a ação através do acolhimento e do cuidado. As pessoas precisam se sentir queridas e pertencentes àquela comunidade, assim terão o desejode ouvir o Evangelho que as levará a crer em Deus que é bom, gracioso, que as liberta para viverem e se sentirem elas mesmas.
Por isso, fica o convite de Deus para tomarmos atitudes de solidariedade e gratidão, e ir ao encontro das pessoas que necessitam de nós,que carecem de um olhar fraterno, que não estão à venda e não são mercadorias. Nessa atitude de cuidado e amor elas se sentirão pertencentes à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
Enfatizamos que uma Igreja que acolhe não encolhe, eDeus não tem outras mãos a não ser as nossas para o trabalho em sua seara. Portanto, o melhor lugar para se estar é onde as pessoas precisam de você.
Chapada dos Guimarães, 28 de maio de 2016.