Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Mateus 28.1-10 - Domingo da Páscoa – Ressureição do Senhor – 09/04/2023

14/03/2023

09/04/2023 - Domingo da Páscoa –
Ressureição do Senhor
Pregação: Mateus 28.1-10; Leituras: Atos 10.34-43; Jeremias 31.1-6; Salmo 118.1-2,14-24; Colossenses 3.1-4
Diácono Vanderlei Hüther – Paróquia de Sorriso - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
É com alegria que mais uma vez estamos reunidos aqui na casa de Deus, para render culto e louvor ao nosso criador. Junto com Deus e com todos os nossos irmãos e irmãs nos encontramos para ouvir, meditar, orar e colocar nossa vida nos seus cuidados.
Por isso, sejam todas/os muito bem vindos.
Para este momento de Culto e Celebração, o próprio Deus nos acolhe com as palavras que são Lema para esta nova semana que se inicia. “O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, conceda a vocês o espírito de sabedoria e de renovação no pleno conhecimento dele.” (Efésios 1.17)
Desejo a todas/os um momento abençoado de celebração e que o Espírito do Senhor nos conceda toda a sabedoria que dele provém. Amém.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
332 – HPD 2 – Deus está aqui
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO TRINITÁRIA
Assim como cantamos, de fato, Deus está aqui, em ti, em mim, em nós! Jesus Cristo disse: “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estarei”.
É em nome deste Deus que nos encontramos aqui hoje, em nome do Triúno Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
585 – LCI – Oh bem cego
Ou: Nº ___________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
(Para a Confissão, recomendo fazer a leitura responsória [ou conjunta] do Salmo 51.1-12 .
(escrito na versão NTLH).

Dir.: Por causa do teu amor, ó Deus, tem misericórdia de mim.
Esq.: Por causa da tua grande compaixão apaga os meus pecados.
Dir.: Purifica-me de todas as minhas maldades
Esq.: e lava-me do meu pecado.
Dir.: Pois eu conheço bem os meus erros,
Esq.: e o meu pecado está sempre diante de mim.
Dir.: Contra ti eu pequei —somente contra ti — e fiz o que detestas.
Esq.: Tu tens razão quando me julgas
Dir.: e estás certo quando me condenas.
Esq.: De fato, tenho sido mau desde que nasci;
Dir.: tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido.
Esq.: O que tu queres é um coração sincero;
Dir.: enche o meu coração com a tua sabedoria.
Esq.: Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo;
Dir.: lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Esq.: Faze-me ouvir outra vez os sons de alegria e de felicidade;
Dir.: e, ainda que tenhas me esmagado e quebrado, eu serei feliz de novo.
Esq.: Não olhes para os meus pecados
Dir.: e apaga todas as minhas maldades.
Esq.: Ó Deus, cria em mim um coração puro
Dir.: e dá-me uma vontade nova e firme!
Esq.: Não me expulses da tua presença,
Dir.: nem tires de mim o teu santo Espírito.
Esq.: Dá-me novamente a alegria da tua salvação
Dir.: e conserva em mim o desejo de ser obediente.
Esq.: Então ensinarei aos desobedientes as tuas leis,
Dir.: e eles voltarão a ti.
Esq.: Ó Deus, meu Salvador, livra-me da morte,
Dir.: e com alegria eu anunciarei a tua salvação!
Esq.: Ó Senhor, põe as palavras certas na minha boca,
Dir.: e eu te louvarei!
Esq.: Tu não queres que eu te ofereça sacrifícios;
Dir.: tu não gostas que animais sejam queimados como oferta a ti.
Esq.: Ó Deus, o meu sacrifício é um espírito humilde;
Dir.: tu não rejeitarás um coração humilde e arrependido.
Amém.


ANÚNCIO DA GRAÇA
Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro... Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados (Sl 32.3).
Àqueles que com fé acolhem esta palavra, recebem de fato o perdão acolhedor de Deus. Que estas palavras nos inspirem sempre, a reconhecer nossa condição pecadora, confessarmos todos nossos erros a Ele. Que assim seja. Amém.

KYRIE
Quando Deus nos dá a possibilidade de vida nova através do perdão dos nossos pecados, Ele nos chama a olharmos com carinho as situações que ferem, machucam e tiram a dignidade do ser humano. As dores deste mundo tem muitas causas, das quais a maioria nós desconhecemos – por isso, diante de Deus clamemos cantando:
Kyrie Eleison (Pelas dores deste mundo)

GLÓRIA IN EXCELSIS
Para agradecermos e glorificarmos nosso Deus, cantemos
385 – HPD 2 – A ti, Senhor

ORAÇÃO DO DIA
Obrigado Senhor Deus, pela possibilidade de estarmos aqui mais uma vez. Nós sabemos que não existe lugar melhor no mundo para se estar senão na tua presença. Quando nos reunimos em culto, viemos com o anseio de entregarmos toda nossa vida a ti, juntamente com tudo o que guardamos em nosso coração. Acolhe-nos Senhor, assim como tu também acolheu todos os que na fé buscam estar cm comunhão contigo. Abençoa, ó Pai, este momento onde nos colocamos baixo a tua Santa Palavra – abra assim nossos olhos, corações e ouvidos para receber desta tua Salvação. Pedimos isso por Jesus Cristo, nosso Salvador, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jeremias 28.5-9
2ª Leitura Bíblica: Romanos 6.12-23

Aclamemos, em pé, o Evangelho de Jesus Cristo, cantando: ALELUIA

3ª Leitura Bíblica: MATEUS 10.40-42

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
381 – HPD2 – Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO
Mateus 10.40-42

Querida Comunidade,
Para iniciarmos este momento de reflexão na Palavra de Deus, desejo que a Graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus, o Pai, e a união do Espírito Santo esteja com todos nós. Amém.
Existe um pensamento muito forte em nosso meio.
Eu fiz por merecer....... Eu mereço!!!!
Não é justo, eu faço tudo direito – porque isso está acontecendo comigo? Ou com aquela pessoa!
Essas são perguntas muito comuns que ouvimos hoje em dia, justamente quando nos perdemos em meio das perguntas dos “PORQUES”. (Porque isso... Porque aquilo... Porque com ele... Porque comigo... PORQUE).
Eu faço as coisas todas certas e não consigo progredir na vida, agora ele que faz tudo errado – este sim consegui consegue. Isso não é justo!!!
Alguém já se flagrou pensando assim? Eu já!
A base que esta por detrás disso é muito simples: Se você fez algo errado, você tem que pagar! Se você faz tudo certo, muitas bênçãos virão sobre ti. Você recebe de volta aquilo que você faz!
A teologia da retribuição está muito presente, não só no pensamento Bíblico (Tudo o que fazemos, nos dá um retorno, positivo ou negativo).
Neste sistema de pensamento religioso, os seres humanos recebem as orientações divinas e são chamados a obedecer; quem obedece tem como retribuição uma recompensa vinda dos céus; quem não obedece tem como retribuição o castigo merecido. Não são poucos os textos bíblicos em que as pessoas desobedientes são ameaçadas como consequências negativas da sua desobediência, como por exemplo, doenças, desemprego, tristeza e até a morte. Tudo isso vai acontecer se não fizerem a vontade de Deus.
Mas esse não é o caso de nosso texto bíblico. Enquanto a maior parte dos textos bíblicos vão falar de uma Teologia da Retribuição, Jesus vem ao encontro do Ser humano com uma Teologia da Restauração.
Isso porque a ideia da retribuição destrói o ser humano. Faz com que nós paguemos o mal com mal; a morte com morte; a dor com dor. A maldade que gera a maldade.
A ênfase e a missão de Jesus é justamente Restaurar o que antes estava rompido; unir o que estava quebrado. O que Jesus deseja é restaurar a vida e a integridade do ser humano, olhando para o lado bom e bonito que cada pessoa possui.
Teologia da Restauração quer dizer que a desobediência da vontade de Deus não gera e não traz a vingança por parte de Deus. Fica muito claro em nosso texto bíblico: Não esta presente nenhuma ameaça a quem não fizer o que Jesus ensina a seus discípulos, é justamente o contrário.
Para quem faz o mal não há castigo. Cristo já apagou o pecado e a maldade na vida desta pessoa pela Sua obra na Cruz. É na Cruz que Cristo apara a nossa culpa, o nosso erro e a nossa maldade; assim nos deixando livres para amar e cuidar.
Por isso foi dito anteriormente que Jesus vem a este mundo, ao nosso encontro, com uma ideia diferente da que o mundo nos coloca. A ideia do mundo é: olho por olho, dente por dente. A ideia de Jesus é: quem ao menos der um copo de água fria, receberá a sua recompensa.
Cristo coloca a ênfase e o destaque na atuação da pessoa Cristã. Não importa o lugar, ou a maneira, o cristão é chamado a dar testemunho prático da sua fé. É chamado a agir, a ajudar, a olhar para aquele que necessita. É no exercício do amor ao próximo que a Restauração da humanidade vai ganhando força e sentido novamente.
A maior parte da humanidade foi construída na base da ideia da justiça retributiva. “Aprontou, tem que pagar”. E esse pensamento é tão perigoso e tão anticristão que ouvimos a frase que diz “bandido bom é bandido morto”, ou seja, a retribuição pelo mal cometido tem que ser por meio de uma punição. E quanto maior a punição, melhor.
A Bíblia, nesse sentido, também esta cheia deste pensamento. Mas ao mesmo tempo a própria Bíblia nos dá outros caminhos. A justiça restaurativa é um destes caminhos.
Querida Comunidade.
Muitos de nós pensamos ou temos a opinião de que se só fizermos coisas boas ou se somos bonzinhos com as pessoas, Deus irá nos recompensar, irá nos salvar e receberemos o céu. Mas isto não é a verdade. A Bíblia nos lembra que não iremos ganhar a vida eterna pelos nossos atos. Não será através dos nossos méritos e obras que ganharemos o Reino do Céu - muito menos como recompensa. Deus deu seu único filho a nosso favor, como remissão dos nossos pecados. E já temos este crédito em nossa conta, não precisamos conquistar a Salvação, basta confiarmos nesta promessa de Deus. A nossa fé será suficiente, nossa Salvação já é um presente de Deus, ele nos dá por amor.
Vamos também nós, agir por amor. Que Restaurar a integridade da Criação de Deus seja nosso maior compromisso. Amemos, cuidemos e ajudemos aquele que de nós necessita.
Que o Espírito de Deus nos encoraje e nos mova nesta direção. Amém.


HINO
564 - LCI – Abre nossos olhos

CONFISSÃO DE FÉ
Junto aos milhares de cristão no mundo inteiro, que creem no trino Deus, confessemos a nossa fé com as Palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
440 – HPD2 – Somos Igreja

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde; Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

ENVIO
Que possamos ir na paz de Deus e colocar em ação o tão grande amor que Cristo demonstrou por nós. Uma abençoada semana a todos e até o nosso próximo encontro. Amém.

CANTO FINAL
Bênçãos virão (http://www.luteranos.com.br/textos/bencaos-virao)
Por tudo o que tens feito (https://www.cifraclub.com.br/diante-do-trono/te-agradeco/)
 


Autor(a): Diácono Vanderlei André Hüther
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 69874

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br